PPGETIM - CAICÓ - Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina

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  • Dissertação
    Educação em saúde para o autocuidado e a invisibilidade do cuidado feminino: um estudo com mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Vasconcelos, Gilvânia Medeiros; Bastos, Raquel Litterio de; Amorim, Erico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/5748376486647441; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
    Introdução: O trabalho de cuidar tem sido, historicamente, uma atividade realizada pelas mulheres no interior das famílias, com pouco apoio do Estado. A forma de organização social dos cuidados acaba prejudicando de modo desproporcional as pessoas que se encontram em situação de pobreza, assim como ocorre com muitas das mulheres situadas na Região do Seridó. São elas as que mais horas dedicam aos trabalhos de cuidado devido a insuficiência de equipamentos públicos de cuidado. Com isso, a pesquisa investiga a invisibilidade do cuidado feminino e o papel das mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a dinâmica relacional do cuidado e os desafios inerentes no processo das mulheres mães que assumem o papel de cuidadoras. O estudo se fundamenta nas teorias da interseccionalidade dos marcadores sociais que envolvem esse universo, como Gêneros, Raça e Classe Social. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, a partir de grupos focais, buscando compreender as experiências vivenciadas por essas mães, incluindo os aspectos emocionais, físicos e cognitivos do cuidado, bem como as interações estabelecidas com os serviços de saúde e as estratégias de autocuidado adotadas. Para conhecer a realidade das mulheres mães, realizamos dois encontros com o grupo focal que aconteceram em dois momentos durante o ano de 2024. O público alvo do estudo foram as mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo que são acompanhadas no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, Caicó/RN, no Sertão do Rio Grande do Norte. Utilizamos para coleta de dados o uso de gravador para registro das narrativas, posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na análise de dados foi adotado o método interpretativo analítico hermenêutico, que buscou compreender os significados subjacentes às práticas culturais e sociais. Resultados: Como resultados, identificamos a sobrecarga das mulheres mães que realizam o trabalho do cuidado, a ausência do Estado em desenvolver políticas e práticas de cuidado que incluam as mulheres, a “naturalização” da tarefa de cuidar delegado à família majoritariamente prestado pelas mulheres e a indisponibilidade de tempo para o autocuidado. Considerações finais: Espera-se que os achados deste estudo fomentem reflexões sobre a invisibilidade do cuidado feminino das mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA e possam contribuir para a qualificação do serviço ofertado no CER III no município de Caicó-RN. Corroborando com a premissa de que é necessário oferecer intervenções para fomentar novas práticas de cuidado, reduzir a desigualdade de gênero, combater a invisibilidade da sobrecarga das mães e avançar em modelos inovadores capazes de melhor estruturar a rede formal e informal de cuidados às crianças e adolescentes com TEA.
  • Dissertação
    Construção e validação de um guia para o treinamento de habilidades clínicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Estrela, Yoshyara da Costa Anacleto; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://orcid.org/0000-0003-1565-2741; http://lattes.cnpq.br/8587707343856829; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos
    Introdução: Em 2001, o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) criaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCN), visando melhorar a formação em saúde. Com isso, surgiu o uso das metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de autonomia. Nesse sentido, a utilização do treinamento de habilidades como estratégia de ensino em laboratórios de habilidades e simulação clínica oferece aos estudantes a oportunidade de cometer acertos e erros durante o processo de aprendizagem, ajustar padrões e identificar fragilidades, contribuindo para a segurança e tomada de decisões nas práticas propostas. Objetivo: Construir e validar um guia para uso em treinamento de habilidades clínicas. Método: Pesquisa metodológica composta por quatro etapas: definição dos objetivos, revisão da literatura, elaboração do conteúdo e validação do guia. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e contou com 18 juízes especialistas. Resultados: Foi desenvolvido um guia estruturado em cinco dimensões: 1) Identificação; 2) Caracterização de competências e habilidades; 3) Recursos humanos e materiais; 4) Conteúdo; 5) Avaliação; e 6) Informações complementares. A amostra foi predominantemente composta por especialistas do sexo masculino, com idades entre 35 e 39 anos. Em termos de área de atuação, 44,4% (n=8) eram enfermeiros e 44,4% (n=8) médicos. A maioria dos participantes possuía título de especialista e mestrado, com 50% (n=9) também possuindo doutorado. Na análise dos índices relativos à "Identificação", a representatividade dos itens foi alta, com valores gerais de 0,90 para IVC e IVF, e 0,81 para CVC. Quanto à importância, os itens foram avaliados como extremamente relevantes, com valores de 0,95 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A clareza dos itens também foi bem avaliada, com valores de 0,96 para IVC e IVF, e 0,87 para CVC. Os índices de confiabilidade (ICC) variaram entre 0,751 (bom) e 0,856 (muito bom), indicando boa a excelente consistência nas medições. Para o fator "Caracterização de competências e habilidades", a representatividade também foi alta, com valores de 0,90 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A importância foi considerada muito alta, com valor geral de 0,99, e a clareza dos itens obteve valor de 0,97, evidenciando sua alta clareza. No fator "Recursos humanos e materiais", a representatividade foi boa, com valores de 0,92 para IVC e IVF, e 0,83 para CVC. A representatividade do fator "Conteúdo" foi muito boa, com índices de 0,96 para IVC e IVF, e 0,90 para CVC. A importância foi igualmente alta, com valores de 0,99 para IVC e IVF, e 0,93 para CVC. A confiabilidade interna dos itens foi excelente, com ICC de 0,945 e Alpha de Cronbach de 0,945. Os dados relacionados ao fator "Avaliação" indicaram boa consistência em termos de representatividade, importância, clareza e pertencimento ao fator. Por outro lado, os itens do fator "Informações complementares" apresentaram inconsistências significativas. A representatividade foi muito baixa, com ICC de 0,181 e Alpha de Cronbach de 0,176, sugerindo que esses itens podem não estar adequadamente alinhados com a avaliação proposta. A importância também foi considerada baixa (ICC = 0,386; Alpha de Cronbach = 0,376), embora com uma leve melhora em comparação à representatividade. No fator clareza, os índices (ICC = 0,761; Alpha de Cronbach = 0,767) mostraram consistência moderada, enquanto o pertencimento ao fator apresentou boa consistência (ICC = 0,790; Alpha de Cronbach = 0,790), indicando maior coerência e adequação dos itens. Esses resultados sugerem que o guia apresenta alta qualidade e confiabilidade nas dimensões fundamentais, embora o fator "Informações complementares" exija ajustes para melhorar sua consistência e alinhamento com os objetivos do treinamento.
  • Dissertação
    Integração ensino-serviço-comunidade na prática: ações educativas para o fortalecimento do núcleo de segurança do paciente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-14) Mendes, Rayegne Alves dos Santos; Sobreira, Maura Vanessa Silva; http://lattes.cnpq.br/4231913524179274; http://lattes.cnpq.br/9800622690016236; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Tinôco, Jessica Dantas de Sá
    Introdução: A segurança do paciente constitui um eixo fundamental para a qualificação da assistência em saúde, demandando a implementação de estratégias que favoreçam a consolidação de uma cultura organizacional voltada à mitigação de riscos e à prevenção de eventos adversos. Nesse contexto, a integração entre ensino e serviço configura-se como um dispositivo essencial para o aprimoramento contínuo das práticas assistenciais e para o desenvolvimento de competências profissionais voltadas à segurança do cuidado. A adoção de estratégias baseadas na integração ensino-serviço-comunidade tem o potencial de fortalecer a cultura de segurança do paciente ao articular o conhecimento acadêmico às práticas assistenciais. Em hospitais-escola, essa abordagem possibilita a implementação de ações educativas direcionadas tanto aos discentes quanto aos profissionais de saúde, promovendo a capacitação contínua e impactando diretamente a qualidade da assistência prestada. Essa qualificação profissional contribui para a redução da ocorrência de eventos adversos e danos aos pacientes, otimizando a segurança e a efetividade dos serviços de saúde. Objetivos: Fortalecer o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) hospitalar através da integração ensino-serviço-comunidade. Metodologia: Trata de um estudo com abordagem qualitativa exploratória descritiva, do tipo pesquisa-ação, aprovado pelo Comitê de Ética da FACISA/UFRN sendo realizada em hospital público do Seridó Potiguar. Inicialmente, foi aplicado, junto ao colegiado gestor, o questionário HSOPSC para avaliar a cultura de segurança do paciente. Com base nos resultados obtidos, elaborou-se um plano de intervenção para a programação de ações educativas. Tais ações foram realizadas baseadas nas diretrizes da Integração ensino-serviço-comunidade, com o objetivo de fortalecer as práticas de segurança entre os profissionais do hospital. Por fim, foi desenvolvido um Manual Técnico de Segurança do Paciente, contendo diretrizes e boas práticas essenciais para a melhoria da segurança na assistência. Resultados: Foi aplicado o questionário HSOPSC para avaliar a cultura de segurança do paciente na unidade de saúde. A média das dimensões de segurança do paciente analisadas foi de 51,60 %, indicando que a cultura de segurança do paciente ainda precisa ser fortalecida. Com base nesses resultados, foi elaborado um plano de intervenção para programação de ações educativas no intuito de fortalecer práticas de segurança entre os profissionais do hospital. A partir disso, considerando a integração ensino-serviço-comunidade, foram realizados 26 momentos educativos alcançando 1.435 pessoas, envolvendo profissionais de saúde, gestores, usuários e estudantes. Além disso, foi criado um Manual Técnico de Segurança do Paciente, contendo diretrizes e boas práticas essenciais para a melhoria da segurança na assistência. Considerações Finais: Ao final do estudo, verifica-se que os objetivos foram alcançados, sendo possível compreender o clima de segurança do paciente da unidade hospitalar; construir um plano de intervenção para o NSP hospitalar a partir da articulação com as universidades locais; desenvolver ações educativas a partir do plano de intervenção em parceria com as universidades locais; e elaborar um Manual Técnico de Segurança do Paciente como produto técnico. Espera-se que outros estudos possam ser fomentados, valorando e integrando ensino-serviço como caminho para fortalecimento de práticas seguras em serviços de saúde.
  • Dissertação
    Oferta educacional para o cuidado à mulher no processo parturitivo na perspectiva da educação interprofissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-30) Pamplona, Mário Hélio Antunes; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; http://lattes.cnpq.br/2287307368941336; Lucena, Eudes Euler de Souza; Silva, Jaqueline Alcântara Marcelino da
    O processo parturitivo é dinâmico, complexo e necessita de uma atenção integral e segura. Apesar desta necessidade, a lógica do trabalho em saúde ainda é marcada pela fragmentação das práticas, típica do modelo profissional-centrado. Tomando por base essa problemática, a educação interprofissional pode ser adotada para qualificar o pessoal para o efetivo trabalho em equipe no enfrentamento das necessidades relacionadas a atenção à saúde da mulher no período parturitivo. O objetivo da pesquisa foi sistematizar um processo de qualificação em serviço para a atenção à saúde da mulher no processo parturitivo, a partir das bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa realizado com profissionais e residentes que atuam no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, na cidade de Caicó-RN. O estudo contemplou o estabelecimento da estrutura conceitual; definição das competências e objetivos; construção dos itens da proposta; seleção e organização dos itens. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise temática categorial. As categorias temáticas encontradas foram: trabalho multiprofissional: pouca interação e questões identitárias da equipe; Atenção centrada na usuária; Limitada compreensão dos papeis profissionais; Trabalho colaborativo e o processo formativo. A oferta educacional abordou os aspectos identificados nas categorias temáticas. A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Com isso, foi elaborado um e-book como produto educacional e toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integral e segura à mulher no processo partitivo.
  • Dissertação
    Sífilis congênita: análise epidemiológica e intervenção educacional na atenção primária à saúde no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Dantas, Laryssa Karolyne da Costa; Rodrigues Neto, João Firmino; Mata, Adala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/6168035663769198; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da; Lucena, Eudes Euler de Souza
    A sífilis congênita é uma doença bacteriana grave, que é prevenida pela detecção e tratamento adequado de gestantes com sífilis durante o pré-natal. Diante do aumento dos casos de sífilis congênita no mundo, observa-se falhas na implementação das políticas públicas de saúde no combate à sífilis, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Aliado a isso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) por envolver processos de aprendizado e aprimoramento profissional baseados nas necessidades cotidianas dos serviços de saúde, promove a mudança das práticas assistenciais e se torna aliada nesse cenário. Realizou-se a análise da distribuição temporal, espacial e a caracterização dos casos notificados de sífilis congênita em um hospital referência na assistência materno-infantil da 5ª Região de Saúde do RN e, a partir disso, foi implementada intervenção educacional com profissionais de saúde da APS no combate à transmissão vertical da sífilis em um município com maior vulnerabilidade à ocorrência de casos na região. Para isso, foi efetivado, inicialmente, um estudo observacional, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, de caráter documental e retrospectivo, sobre a análise da distribuição temporal e espacial e a caracterização dos casos de sífilis congênita notificados pelo Huab entre junho de 2016 e 2023. Foram analisadas 307 fichas de notificação de sífilis congênita do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Após a análise dos dados, foi selecionado o município de Bom Jesus – RN, para implementação de intervenção educacional – a oficina “Combatendo a sífilis da gestação ao nascimento”. O estudo epidemiológico mostrou uma progressão crescente de casos de sífilis congênita entre junho de 2016 e 2023, com uma taxa de crescimento das notificações de 64,58%. Os municípios com maiores taxas médias de incidência de sífilis congênita (por 1.000 nascidos vivos) foram São Bento do Trairi (23,6), São Pedro (23,4), Lajes Pintadas (23,2) e Bom Jesus (22,4). Além disso, identificamos que, a partir de 2019, o diagnóstico da sífilis gestacional foi feito predominantemente no momento do parto, demonstrando a fragilidade da assistência pré-natal ofertada na região estudada. Em seguida, implementamos a intervenção educacional, que objetivou a sensibilização e a capacitação de diferentes classes de profissionais de saúde atuantes na APS no combate à sífilis e à sífilis congênita, em que discutimos com os profissionais sobre a situação epidemiológica da sífilis, etiopatogenia da doença, diagnóstico (clínico e laboratorial), tratamento, notificação compulsória e monitoramento dos casos. Portanto, a identificação de áreas com maiores taxas de incidência de sífilis congênita na 5ª Região do Saúde do RN possibilitou o reconhecimento de áreas com maior vulnerabilidade à transmissão vertical da sífilis na região. Observou-se maior transmissibilidade da sífilis da mãe para a criança em mulheres de 20 a 29 anos, com baixa escolaridade, de raça parda, residentes na zona urbana, que realizaram prénatal, cujos parceiros sexuais não realizaram tratamento adequado. Assim, estratégias de EPS voltadas a profissionais de saúde que atuam na APS são aliadas na transformação desse cenário, por possibilitar maior qualificação do pré-natal.
  • Dissertação
    Educação permanente em saúde e apoio matricial: criação de "QR Code" e o cuidado em rede da pessoa com estoma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-07) Santos Neta, Juliana Targino dos; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/1520065744228901; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da; Lucena, Eudes Euler de Souza
    As mudanças de comportamentos, incluindo hábitos alimentares e estilo de vida, além de ambientais têm aumentado o desequilíbrio no organismo humano, trazendo consequências irreversíveis para as pessoas. A neoplasia de cólon e reto é hoje a terceira causa mais comum de câncer no mundo. Ainda que esta patologia não seja a única causa da construção de estomas, ela é responsável por 36% das cirurgias realizadas para este fim. Diante dessa realidade, faz-se necessário compreender a complexidade de cenários e sujeitos, para se planejar estratégias assistências, individuais e coletivas, que sejam efetivas onde a atenção integral à saúde é determinante no resultado que se deseja atingir como cuidado dispensado ao paciente. Objetivou-se relatar a qualificação dos profissionais através do apoio matricial e desenvolver estratégias que facilitem o acesso a documentos e fluxos necessários, para o acesso ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) III de Caicó-RN. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no mês de dezembro de 2024, com enfermeiros que atuam em hospitais da Unidade Regional de Saúde Pública do Seridó (IVURSAP), atuantes nos setores de clínica cirúrgica de dois hospitais regionais, além de membros dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEP). Foram desenvolvidas três oficinas de educação permanente em saúde (EPS), com as temáticas Rede de Atenção à Saúde, Apoio Matricial e Manejo de Estomias, de maneira remota e presencial. Metodologias ativas foram desenvolvidas, objetivando a discussão teórica e prática. Além deste produto, também foi construído um “QR code” contendo fluxo e vídeo para facilitar o acesso dos usuários estomizados na rede de saúde. O estudo desvelou a importância da EPS e do apoio matricial, no contexto dos hospitais e do CER de Caicó-RN, fomentando o diálogo sistemático interserviços.
  • Dissertação
    O processo de ensino-aprendizagem na atenção primária à saúde: conexões entre a medicina de família e comunidade e o internato longitudinal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-17) Santos, Emanuelly Gomes Dário; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/8477845704660747; Cavalcante Filho, João Batista
    Em 2013, o Programa Mais Médicos lança importantes reformas que perpassam pela expansão de escolas médicas e reformas com vistas ao fortalecimento da formação de médicos sensíveis as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em consonância com as evidências em educação médica e de Social Accountability das escolas médicas, é lançado as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no ano de 2014, com importante enfoque ao ensino na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte adota uma proposta pedagógica ousada com vistas a formação de médicos socialmente comprometidos no interior potiguar. Dentre as estratégias adotadas pela instituição, tem destaque a Vivência Integrada na Comunidade (VIC), componente extensionista que visa o aprendizado imersivo no SUS desde os períodos iniciais da graduação, promovendo o aprendizado baseado no contexto comunitário e fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no ensino médico. Entendendo o potencial da Medicina de Família e Comunidade no ensino médico voltado para o SUS, o presente estudo objetiva sistematizar os conhecimentos da MFC aplicáveis à VIC. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que utiliza por metodologia a análise documental e a participante tendo também componentes da autoetnografia. Os resultados foram organizados em três núcleos temáticos: (i) “A ‘morfologia’ de um currículo voltado para a APS”, destacando as estratégias metodológicas do Projeto Curricular da EMCM para o ensino na APS e os pontos de alinhamento com as DCN do ano de 2014; (ii) “Agência e Estrutura das ementas de uma proposta curricular extensionista”, que analisa o funcionamento, as potencialidades e limitações da VIC; e (iii) “a MFC como estratégia para a formação médica na VIC”, explorando as potencialidades da área de conhecimento da MFC pensado para o currículo das VIC. Como produto deste trabalho, foi elaborado um Conteúdo Programático da MFC para a VIC, trazendo uma organização metodológica e teórica para orientação do ensino na APS. Esse material busca proporcionar uma formação mais coerente com as diretrizes nacionais, reforçando a importância da APS e da MFC na formação de profissionais preparados para atuar no SUS. Conclui-se que, embora o projeto não resolva todas as problemáticas da VIC, ele representa uma estratégia significativa para o fortalecimento do ensino da APS na EMCM e contribui para a formação de médicos generalistas mais sensíveis as demandas de saúde do SUS.
  • Dissertação
    Itinerário para preceptoria nos serviços socioassistenciais do município de Caicó/RN: uma proposta de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Azevedo, Ana Raquel Dantas de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/9077231225087896; Costa, Marcelo Viana da; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da
    Com o processo de interiorização do ensino superior em saúde, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) traz para o Seridó Potiguar a proposta de introduzir no rol de oportunidades de qualificação profissional os Programas de Residências Multiprofissionais Materno Infantil e de Atenção Básica (PRMAB), pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino em serviço. Este tipo de ensino visa qualificar os profissionais, bem como a rede de serviços da região onde os residentes dos programas estão inseridos, fortalecendo a integração ensino-serviço. O PRMAB para além do ensino das concepções biomédicas, busca ampliar o horizonte do ensino da saúde a uma gama heterogênea de profissões, tendo dentre outras finalidades, a de fortalecer ações na rede intersetorial das políticas sociais. Neste programa, os residentes são direcionados para os serviços da política de Assistência Social. A preceptoria surge nos cenários de práticas de saúde e serviços intersetoriais como uma nova atividade a ser desenvolvida pelos profissionais, tornando-se um desafio. Objetivou-se Descrever a experiência de atividades de ensino, voltadas a preceptores dos serviços socioassistenciais do município de Caicó-RN, e produzir um itinerário formativo para preceptores dos serviços socioassistenciais ligados ao PRMAB da EMCM, por meio de oficinas de ensino. Estudo qualitativo, do tipo Relato de experiência, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), entre os meses de outubro a dezembro de 2024. Foram estruturadas quatro oficinas temáticas: 1- Programa de Residência Multiprofissional e seu plano pedagógico; 2- Preceptoria; 3- Ensino, serviço e comunidade; 4- Intersetorialidade. Como materialização destas oficinas, foi desenvolvido um itinerário de ensino para os preceptores utilizarem na rotina da preceptoria, visando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, quando do rodízio nos serviços socioassistenciais.
  • Dissertação
    Manual para o cuidado do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico em idosos na Atenção Básica: uma abordagem de Educação Permanente em Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Dantas, Iury Hélder Santos; Amorim, Érico Gurgel; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; https://orcid.org/0000-0003-3473-2077; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; http://lattes.cnpq.br/4379206127682760; Carvalho, Fernanda Martins Maia; Azevedo, George Dantas de; Morais, Hecio Henrique Araújo de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas
    O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) é uma questão de saúde pública no Brasil, dado o seu relevante impacto socioeconômico e a elevada taxa de mortalidade. Nessa perspectiva, analisar o contexto no qual a problemática se insere é fundamental para construção de políticas públicas eficientes. A análise de contexto parte do pressuposto de que toda ação humana é dependente do contexto e só pode ser entendida a partir da análise do cenário em que ocorre. Com base na organização em contextos, apresentamos neste trabalho a problemática do AVCi, que está inserida no panorama da saúde pública brasileira, na qual a Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para superar os entraves existentes. Diante desse cenário, este trabalho busca, através da Educação Permanente em Saúde, fortalecer a linha de Cuidado do AVCi, ao passo que discute a importância da Educação em Saúde como ferramenta aglutinadora dentro do SUS. Este estudo elaborou um manual voltado para orientar pacientes, familiares, cuidadores e as equipes da Atenção Primária no manejo do AVCi em idosos no município de Caicó/RN, que é formado por 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 29 equipes ao todo. Atualmente, a disponibilidade de exames de investigação etiológica para AVCi encontra-se presente na rede pública nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital do Seridó e na Policlínica Regional do Seridó. Este manual divide-se em quatro pilares: panorama geral, prevenção, diagnóstico e tratamento do AVCi. Cada pilar é estruturado com informações relevantes sobre o tema de modo a apresentá-las de modo rápido, simples e intuitivo. Para isso, o manual apresenta ilustrações, fotos e fluxogramas que buscam sintetizar conhecimentos relevantes. Este manual torna-se um instrumento de Educação Permanente em Saúde por sua interface com o ensino, podendo ser utilizado em reuniões de equipe; salas de espera com pacientes através de atividades de estudantes da graduação, internato médico e residentes; consulta rápida pelos médicos assistentes para checagem do protocolo de investigação etiológica. Reconhecendo Educação em Saúde como um processo contínuo e dinâmico, este manual se propõe a difundir a informação sobre um tema tão relevante quanto o AVCi através de uma linguagem direcionada, mas com rigor científico e embasada em princípios sólidos. Portanto, através do trabalho colaborativo, da análise de contexto e da Educação Permanente em Saúde, busca-se construir uma assistência mais coesa do AVCi na Atenção Primária, evitando variações no cuidado, redução da morbimortalidade e dos custos associados.
  • Dissertação
    Educação em saúde baseada em simulação para uma experiência positiva de parturição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Moura, Francyely dos Santos; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/2316688530165684; Lopes, Ana Cristina Martins Uchoa; Bonfada, Diego; Medeiros, Priscilla Brandão de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    A assistência ao parto tem passado por diversas transformações, com vistas à adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto, como a simulação enquanto método, constitui-se como um importante recurso que favorece a aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e o protagonismo das parturientes no processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos da parturição, bem como a diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde sobre estratégias não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto, direcionada a gestantes, baseando-se na simulação como método de apoio. Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, analisada qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), localizada no município de Caicó-RN. A experiência clínica simulada foi desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população de estudo foi composta por um grupo de sete pessoas, sendo cinco gestantes e duas acompanhantes que atenderam aos critérios estabelecidos no estudo. As gestantes que participaram da experiência clínica simulada mostraram-se colaborativas e engajadas, além de demonstrarem interesse em participar de outras experiências com o uso da simulação, sugerindo ainda temas a serem abordados em futuras atividades. Conclui-se que esta pesquisa proporcionou às gestantes a oportunidade de visitar a EMCM e conhecer, na prática, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor que podem ser utilizados durante o trabalho de parto e que estarão disponíveis na maternidade de referência. Assim, espera-se que este estudo subsidie a realização de outras experiências baseadas em simulação para gestantes, incentivando o parto normal e promovendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.
  • Dissertação
    Fortalecendo o sus e a educação médica: perfil e trajetória profissional de egressos de uma Residência em Medicina de Família e Comunidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-10) Dias, Thuany Rodrigues; Vilar, Maria José Pereira; Trindade, Thiago Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-8178-0982; http://lattes.cnpq.br/5992470800302814; https://orcid.org/0000-0002-8765-8571; http://lattes.cnpq.br/4265369922470937; http://lattes.cnpq.br/9798963038264701; Costa, Juliane de Oliveira; Nogueira, Tiago Bezerra de Sá de Sousa
    A formação de médicos especialistas em Atenção Primária à Saúde por meio da Residência Médica é uma estratégia crucial para fortalecer a Educação Médica e o Sistema Único de Saúde. Este estudo investigou o perfil e a trajetória profissional dos egressos da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) do município de Patos em parceria pedagógica com o Centro Universitário de Patos (UNIFIP), na Paraíba. A pesquisa, de natureza quantitativa, descritiva e documental, analisou dados estatísticos e documentos públicos da plataforma da Comissão Nacional de Residência Médica. Dos 104 egressos, 101 (97,1%) responderam ao instrumento de coleta. A média (DP) de idade foi 32,86 (5,21) anos. A maioria era composta pelo sexo feminino (52,5%), originários da Paraíba (40,6%), formados em instituições privadas (61,4%), solteiros (57,4%), sem filhos (71,3%), residindo atualmente na Paraíba (54,5%). A maioria dos egressos trabalha atualmente exclusivamente na rede pública (53,5%), predominantemente em Unidades Básicas de Saúde (51,5%). A maioria atua profissionalmente na Paraíba (56,4%), sendo que 87,5% atuam na Terceira Macrorregião de Saúde, onde a RMFC está inserida. Quanto à atuação profissional, 6,9% são gestores em Instituição de Ensino Superior, 13,9% são docentes e 22,8% são preceptores, com a maioria atuando no programa de sua formação. Após a RMFC, 6,9% concluíram ou estão cursando mestrado e/ou doutorado, 45,5% especialização/curso em Preceptoria e 47,5% pretendem fazer outra Residência Médica, com 27,1% optando por Psiquiatria. Dos egressos, 23,8% mantiveram-se realizando alguma pesquisa. Quanto à realização de uma segunda Residência Médica, 38,6% concluíram ou estão concluindo, principalmente na área de Psiquiatria (15,4%). Em relação à satisfação com a formação na RMFC, 82,2% a classificaram como muito satisfatória ou satisfatória, enquanto 11,9% expressaram parcial satisfação devido ao cenário de prática. Profissionais que realizaram uma segunda RM (38,5%) estão predominantemente atuando na PB (45,4% na Terceira Macrorregião de Saúde). Este estudo forneceu uma visão abrangente da RMFC do UNIFIP/Patos, destacando sua importância na formação, na atuação profissional e no compromisso contínuo com o desenvolvimento profissional e acadêmico.
  • Dissertação
    Oficina de capacitação médica para uso do prontuário eletrônico do paciente na Clínica-Escola da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Souza, Gabriella Dayane de; Braz, Janine Karla Franca da Silva; Sousa, Ana Carolina Patrício de Albuquerque; https://orcid.org/0000-0002-9570-6465; http://lattes.cnpq.br/8667360972582108; http://lattes.cnpq.br/3482773224912268; Maciel, Michelline do Vale; Barros, Patricia Pimentel de; Cavalcante, Rômulo dos Santos; Oliveira, Naila Albertina de
    As oficinas de capacitação são estratégias para a promoção da educação continuada de profissionais em diversos temas, como o uso do prontuário eletrônico do paciente. Por isso, este trabalho objetivou criar uma oficina de capacitação para os profissionais médicos sobre o uso do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Dentre os 16 docentes que atuam na clínica-escola da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó, 10 participaram da oficina de capacitação. A oficina ocorreu em três momentos: 1º Pré-oficina, com uso do Mentimeter® para avaliar a percepção prévia sobre o prontuário eletrônico do paciente; 2º Oficina: hands-on com uso do sistema SigSaúde; 3º Utilização do produto técnico educacional digital. A oficina foi avaliada com o uso do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e, de acordo com os docentes, alcançou seu objetivo, sendo considerada uma ferramenta pedagógica efetiva e validada, que confere compreensão ao Prontuário Eletrônico do Paciente (IVC > 80%). Conclui-se que os docentes médicos, após a oficina de capacitação, adquiriram habilidades tecnológicas, e o PEP foi adotado e implantado na rotina de prática ambulatorial da clínica-escola, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem na formação médica.
  • Dissertação
    Metodologias ativas de ensino aplicadas à construção de um plano operativo para assistência farmacêutica ao idoso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; Braz, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0000-0002-9570-6465; http://lattes.cnpq.br/8667360972582108; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058; http://lattes.cnpq.br/4440573486168288; Rolim, Ana Carine Arruda; Barros, Patricia Pimentel de; Oliveira, Ana Helena Sales de; Silva, Gustavo Henrique Rodrigues da
    Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a gameficação com a ferramenta Kahoot!  para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento táticooperacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se forte proatividade da equipe, ambiente reflexivo, competências essenciais, experiência dinâmica, que fortaleceram o processo ensino e aprendizagem na educação em saúde. Assim, com os métodos ativos foi construído um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.
  • Dissertação
    Tecnologia educacional para comunicação segura no contexto da passagem de plantão hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Costa, Gabrielle Morais Arruda; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; http://lattes.cnpq.br/4615749766344167; Braga, Liliane Pereira; Piuvezam, Grasiela; Tinoco, Jéssica Dantas de Sá
    A passagem de plantão é uma ferramenta estratégica utilizada para organização do trabalho da equipe de enfermagem e possibilita assegurar a continuidade da assistência ao paciente durante a troca de turno entre as equipes. A ocorrência de falhas nesse processo pode ocasionar prejuízos na assistência e danos à saúde dos pacientes, que podem ser superadas através da técnica correta de comunicação, protocolos pré-estruturados e padronizados, promoção do respeito mútuo entre profissionais, educação permanente e atualização profissional contínua. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma tecnologia educacionalpara o treinamento de equipes de enfermagem no contexto da passagem de plantão hospitalar para melhoria da segurança do paciente. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho metodológico, para construção de tecnologia educacional audiovisual, em duas etapas: Etapa 1: Revisão de Escopo; Etapa 2: Construção de vídeo educacional. Para a revisão de escopo, com base no método Joanna Briggs, seguiram-se as fases: identificação da questão de pesquisa;identificação dos estudos relevantes; seleção de estudo; mapeamento de dados; agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para identificação das pesquisas elegíveis foram utilizados os descritores: Nursing Team, handover, shift handover e hospital, buscados nas bases eletrônicas:Pubmed, Science Direct, EMBASE, Web of Science e Scopus. Para a segunda etapa de construção do vídeo, desenvolveu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do vídeo; e construção e edição do vídeo. Na primeira etapa da pesquisa, a revisão de escopo apresentou 8 estudos elegíveis que apontaram a utilização de vídeos e a simulação clínica como estratégias eficazesde treinamento, sendo a ferramenta ISBAR/SBAR a mais utilizada para sistematização do conteúdo. Dessa forma, para construção do vídeo, as informações sobre os itens importantes para a passagem de plantão identificados na revisão de escopo foram utilizadas para a construção do roteiro do cenário, na qual o contexto da transição do plantão em enfermaria hospitalar ocorre com o um diálogo entre dois enfermeiros, com conteúdo baseado no ISBAR/SBAR. O vídeo foi construído através do site www.powtoon.com, um software de animação gratuito para construção de vídeos. Utilizouse a modalidade gratuita disponibilizadapelo site, na categoria “explicador animado”. O produto final deste estudo segue disponível para visualização pelo link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=80gJ2vV5tgM&rel=0 e pelo endereço do próprio site de criação: https://www.powtoon.com/online- presentation/dc2X6qjJACX/mestrado/. Conclui-se que a identificação dos principais métodos de treinamento para transformação e melhoria do processo da passagem de plantão bem como a comunicação efetiva na segurança do paciente e o seu conhecimento poderá guiar intervenções de melhoria dos processos de trabalho. E que o desenvolvimento de uma tecnologia educacional, como vídeos, pode facilmente ser acessados pelos profissionais de saúde, orientando-os na modificação de habilidades e atitudes que promovam a melhoria dos seus processos de trabalho, durante a passagem de plantão.
  • Dissertação
    Catalogação de cordéis como instrumento na promoção à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Oliveira, Isadélia Constâncio de; Bastos, Raquel Litterio de; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/0777258671683281; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Pinheiro, Sally de Franca Lacerda
    A promoção à saúde e à educação popular estão intimamente ligadas, permitindo que a relação entre profissionais e usuários se dê de forma horizontal e com troca de saberes. Neste contexto, a literatura de cordel, como meio de vinculação de informações e como instrumento de linguagem acessível, fomenta uma dinâmica que traduz esta relação. Assim, pretende-se, com esta pesquisa, categorizar cordéis da cordelteca Djalma Mota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó, cuja temática contemple assuntos da área da saúde, a fim de criar uma ferramenta que facilite o acesso a esta literatura para atividades de promoção à saúde, assim como tornar mais relevante tal temática. Trata-se de uma pesquisa documental, com levantamento de todos os cordéis disponíveis na cordelteca que abordem temas de saúde, incluindo prevenção de doenças, cuidados com o corpo e hábitos saudáveis.
  • Dissertação
    Saúde mental nos módulos de Vivência Integrada à Comunidade: estratégias pedagógicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-31) Santos, William Araújo; Bastos, Raquel Litterio de; Pinto, Tiago Rocha; https://orcid.org/0000-0003-4834-2897; http://lattes.cnpq.br/5009623573258829; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/8492599820014531; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Brasileiro, Lizie Emanuelle Eulalio; Calou, Antônio Leonardo Figueiredo
    As demandas técnicas e sociais contemporâneas impõem transformações significativas no processo de formação médica, especialmente no contexto da saúde mental. Este estudo foca na capacitação dos estudantes de medicina em conceitos relacionados ao sofrimento psíquico, crucial para atender às necessidades da população brasileira. O objetivo principal foi avaliar as estratégias pedagógicas empregadas no componente curricular “Vivência Integrada à Comunidade” (VIC) na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), com foco na integração da saúde mental. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória-descritiva, permitiu uma análise profunda do Currículo de Competência em Medicina de Família e Comunidade (CCMFC), investigando como as competências descritas se alinham com as atividades práticas desenvolvidas nas VICs. Foi realizada uma leitura analítica do CCMFC para identificar conexões entre as áreas de competência descritas e as atividades práticas, propondo recomendações para otimizar a incorporação da saúde mental nas práticas pedagógicas correntes. Este enfoque contribui para uma formação médica mais abrangente e alinhada com as exigências contemporâneas de cuidados em saúde mental.
  • Dissertação
    Estruturação da preceptoria de vivência integrada na comunidade: uma experiência no centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-07) Silva, Jaciclelma Márcia da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/1493531217395281; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Costa, Roberta Kaliny de Souza
    A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) surge como uma proposta de metodologia ativa na formação em saúde, atuando como algo inovador no processo ensino-aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração ensino, serviço, comunidade. Objetivou-se apresentar a integração entre a EMCM e o CAPS AD para a realização da Vivência Integrada na Comunidade. Estudo do tipo metodológico, com enfoque na construção de instrumentos pedagógicos, com ênfase na experiência da pesquisadora enquanto preceptora no cenário de pesquisa, CAPS AD do município de Caicó-RN. Para subsidiar a organização do serviço para a VIC, foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas entre os meses de agosto e setembro de 2023, com participação de cinco profissionais de saúde, intituladas: 1. Apresentação do componente curricular VIC; 2. Visita técnica; 3. Consulta interprofissional, e 4. Gestão do Cuidado no CAPS AD. Enquanto resultado, percebe-se que o processo de desenvolvimento das oficinas junto aos preceptores/equipe técnica do CAPS AD com enfoque na VIC propiciou, apesar das dificuldades e conflitos profissionais existentes, reflexões acerca da necessidade de melhoria nas relações interprofissionais no serviço. Tais reflexões no CAPS só conseguem alcançar seu objetivo sócio técnico quando promovem em seu modus operandi o trabalho interprofissional e colaborativo. Almeja-se a construção de roteiros de situações de aprendizagem, para fortalecimento das iniciativas de organização institucional para a preceptoria no CAPS AD de Caicó-RN, melhorando o processo ensino-aprendizagem dos estudantes de graduação de medicina da EMCM.
  • Dissertação
    Incidência de sífilis em gestante e congênita na 4ª região de saúde do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-01) Alves, José Eder de Medeiros; Mota, Kelly Samara de Lira; Rodrigues Neto, João Firmino; http://lattes.cnpq.br/6168035663769198; http://lattes.cnpq.br/2261625982115257; http://lattes.cnpq.br/5984277743677303; Silva, Alaine Maria dos Santos; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Maciel, Michelline do Vale
    A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Apesar dos avanços na prevenção, no diagnóstico e no tratamento, a sífilis é considerada uma doença reemergente no Brasil, assim como em outros países, permanecendo um grave problema de Saúde Pública. O objetivo geral do estudo é analisar os casos notificados de sífilis em gestante e congênita na região do Seridó do Rio Grande do norte no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa epidemiológica, do tipo observacional descritiva, no qual se utilizou dados secundários dos casos confirmados de sífilis em gestante e sífilis congênita do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. A população estudada foi composta por todos os casos notificados de sífilis em gestante e sífilis congênita, no período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2021, na 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte. Dos 305 casos notificados de sífilis em gestantes, 116 houve transmissão vertical e desses casos em que houve transmissão vertical 38,7% das mães tiveram diagnóstico de sífilis no momento do parto, demostrando falha no diagnóstico e tratamento na Atenção Primária a Saúde, sendo que 94,8% realizaram pré-natal. De acordo com os dados levantados pode-se concluir que os casos notificados de sífilis em gestante e sífilis congênita representam um grave problema de saúde pública nos municípios da 4ª região de saúde do Rio Grande do Norte, pois evidencia a baixa qualidade do pré-natal na Atenção Primária a Saúde e a dificuldade para implementar medidas de atenção à saúde como diagnóstico, tratamento e monitoramento dos casos.
  • Dissertação
    Realidade virtual no contexto do ensino médico: análise do conceito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Lima, Arthur Rodrigues; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; Mata, Adala Nayana de Sousa; Araújo, Marilia Souto de
    O estudo teve por objetivo analisar o conceito de realidade virtual (RV) no ensino médico. Trata-se de uma análise conceitual baseado na metodologia sugerida por Walker & Avant. As etapas metodológicas foram desenvolvidas a partir de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca na literatura foi realizada nas bases de dados: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS e CUMED, mediante o uso do descritor “Realidade Virtual” e sua respectiva tradução para inglês e espanhol. A amostra final foi composta por 49 estudos. Foram identificados oito atributos, oito antecedentes e dezesseis consequentes do fenômeno estudado. Dois casos foram construídos para uma melhor clarificação do conceito analisado, sendo um caso contrário e um caso modelo. Por fim, construiu-se a seguinte definição: a RV é uma tecnologia para simulação, desenvolvida a partir de softwares que promovem a interação e a imersão em ambiente virtual, de modo tridimensional, com ou sem uso de avatares. Trata-se de um recurso seguro, acessível, flexível, possivelmente econômico e eticamente recomendado. Promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades médicas e interprofissionais, oferta aumento do conhecimento, confiança, satisfação e melhoria com os resultados de aprendizagem. A compreensão amplificada de RV ao contexto médico poderá contribuir na melhoria de processos de ensino aprendizagem em saúde, bem como refletir numa melhor formação e qualificação profissional.
  • Dissertação
    Efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina: ensaio clínico randomizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Rodrigues, Ana Beatriz Gabriel Silva; Lucena, Eudes Euler de Souza; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; http://lattes.cnpq.br/8595194095002410; Mazzo, Alessandra; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    O processo de ensino e aprendizagem está relacionado ao grau de motivação do indivíduo, o qual é elevado quanto maior for sua compreensão das necessidades psicológicas. Comportamentos intrinsecamente e extrinsecamente motivados são responsáveis pelo sucesso ou insucesso do sujeito neste processo de aprendizagem. Assim, as metodologias ativas de aprendizados trazem o aluno como protagonista na construção do saber, buscando o seu maior grau de motivação e utilizando ferramentas que reforçam esta ideia. A Realidade Virtual, uma ferramenta de tecnologia imersiva, corrobora nesse processo, que aumenta conhecimento, confiança e satisfação. Objetivo: Avaliar o efeito da realidade virtual na autoconfiança, motivação e aquisição de competências clínicas em estudantes de medicina no contexto do ensino em cardiologia. Metodologia: Tratou-se de um estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste aplicados a um grupo experimental (ensino com realidade virtual) e um grupo controle (ensino tradicional) aleatórios, em alunos do sétimo período do módulo "Dispneia, Dor torácica e Edema" do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi realizado um curso de curta duração, objetivando capacitar os estudantes para manejar síndrome coronariana aguda. Foram aplicados questionários específicos para avaliar motivação, autoconfiança, competências e experiências com uso da realidade virtual, além de um questionário sociodemográfico. Resultados: As médias de confiança em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica, em reconhecer sinais e sintomas de um evento cardíaco, em avaliar com precisão um indivíduo com dispneia, em avaliar a eficácia das intervenções num indivíduo com dor torácica e a motivação em acreditar em ser uma atividade importante e a decisão pessoal foram significativamente maiores no grupo controle no pré-teste em relação ao grupo experimental. No pós-teste, a confiança em avaliar com precisão um indivíduo com dor torácica e em intervir apropriadamente num indivíduo com dor torácica foram significativamente maiores no grupo controle. A motivação global nos grupos controle e experimental diferiu significativamente ao longo das intervenções. Conclusões: A diferença das médias de confiança e motivação foram mais evidentes no grupo com ensino tradicional em um momento pré-intervenção. A aquisição de competências foi semelhante entre os grupos experimental e controle.