CCHLA - TCC - Teatro
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TCC MEMÓRIAS DE UM PROCESSO CRIATIVO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-26) Maria Fernanda Medeiros Bezerra da Costa; Adriano Moraes de Oliveira; 0009-0003-3237-2538; https://lattes.cnpq.br/5458786309918304Este trabalho de conclusão de curso pretende registrar as etapas de criação do experimento poético "A Gaivota”, realizado no Laboratório de Teatro Experimental e de Pesquisa (LaTEP), entre março e julho de 2024. Além do registro, pretende-se refletir sobre as escolhas e caminhos que foram realizados no referido processo criativo.TCC Escura demais para ser branca, clara demais para ser preta: o processo de reconhecimento da negritude de uma atriz em formação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-16) Araujo, Maria Catarina Barros de; Elisa Martins Belém Vieira; http://lattes.cnpq.br/8090089849645275; 0009-0004-0664-1893; http://lattes.cnpq.br/7508202692627725; Monize Oliveira Moura; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; Judson Andrade Takará; http://lattes.cnpq.br/0327433601545641Este trabalho apresenta um relato autobiográfico e acadêmico sobre o processo de construção identitária e de reconhecimento da própria negritude enquanto mulher preta de pele clara. A autora percorre sua trajetória desde a infância, marcada pela vivência em escolas particulares e experiências artísticas, até sua formação no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho discute o impacto das estruturas raciais, do colorismo e da branquitude sobre sua vivência, além de refletir sobre como o teatro e os saberes de matrizes africanas e afro-brasileiras foram fundamentais nesse processo de autoidentificação. Por meio de experiências pedagógicas, performances, encenações e contato com pensadores como Grada Kilomba, Abdias do Nascimento e Conceição Evaristo, a autora fortalece sua compreensão sobre o lugar do corpo negro na cena teatral e na sociedade. O texto, organizado em três “Cenas”, aborda, de forma sensível e crítica, a intersecção entre arte, identidade, memória e resistência.TCC Missão Matinê: rastros de um processo criativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) Pereira, Hanna Taísa da Silva; Elisa Martins Belém Vieira; Elisa Martins Belém Vieira; Ana Caldas Lewinsohn; Lenilton Teixeira dos SantosEm 2024, passei por uma crise criativa em um processo de montagem em que estava sendo dirigida pela atriz e diretora Paula Queiroz, do grupo natalense Clowns de Shakespeare. Percebendo a minha incompreensão sobre os exercícios propostos, workshops, Paula me convidou para observar o processo de montagem da mais nova peça infantojuvenil que o seu grupo, em parceria com o grupo Asavessa, iniciou em dezembro de 2024. Dentre várias possibilidades de participação, escolhi o registro, que consiste na documentação escrita do processo de montagem. Partindo dessa escolha de usar o material do registro, delimito a presente pesquisa ao processo criativo, no que se refere às áreas de dramaturgia da cena e da encenação. A construção da obra apoiou-se, principalmente, em quatro frentes de trabalho: workshops - metodologia utilizada pelo Grupo Galpão; o trabalho de improvisação, de máscara e de palhaçaria com o ator, encenador e palhaço Ésio Magalhães, do Barracão Teatro; a construção de imagens - metodologia usada pelo grupo Teatro De Los Andes; e, por último, a construção musical com o ator e diretor Marco França. Neste artigo, irei abordar os workshops e outras práticas de construção de personagens e dramaturgia. O objetivo é discutir como se dá o uso dessa metodologia e dos outros procedimentos de criação no processo de montagem colaborativo da peça Missão Matinê. Vale salientar que a metodologia workshop foi apreendida pelos Clowns por meio de parcerias em obras teatrais com um integrante do grupo Galpão, Eduardo Moreira, que codirigiu duas obras do grupo, a saber: Muito barulho por quase nada (2003) e O casamento (2006).TCC Experiências docentes: a constituição de um professor-artista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-10) Santana, Lucas Mateus Silva de.; COUTINHO, Karyne Dias; BAGOLAN, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-0838-6836; http://lattes.cnpq.br/0535062719311557; https://orcid.org/0000-0003-2703-5839; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://orcid.org/0009-0001-5827-4261; https://drive.google.com/file/d/1nhTkSoQmJzninSQdy03OJOWrZT6bo9yy/view?usp=drivesdkO presente trabalho de conclusão de curso da Licenciatura em Teatro se apresenta na forma de um memorial que tece as encruzilhadas na formação de um professor-artista considerando as relações entre práticas pedagógicas e o teatro direcionado à infância, fomentando a Arte-Educação qualitativa, atravessada pelas vivências de um graduando em Licenciatura em Teatro. Neste percurso, cada vivência — seja nos palcos escolares, entre trocas e experiências nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores, realizados no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN), e no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em Teatro — constitui-se como matéria viva na construção de uma identidade docente e artística que se delineia entre a sensibilidade da escuta, da criação e do compromisso ético com a educação. A pesquisa realiza-se sob um viés artístico, onde os caminhos percorridos pelo professor em formação se encontram com os corpos das crianças em um diálogo de afetos, invenções e descobertas. Reconhece-se, neste processo, o protagonismo infantil como força propulsora de um leque de possibilidades para o fazer artístico-pedagógico, valorizando-o como elemento que caracteriza a Arte-Educação que se quer viva, crítica e transformadora. O trabalho tem enraizamento nas intersecções referenciais teóricas que dialogam com essa proposta sensível e comprometida, e está metodologicamente situado como uma pesquisa-experimentação, entrelaçando experiência, teoria e criação. Assim, o trabalho busca não apenas narrar uma trajetória, mas afirmar a formação de um professor-artista que seja orientada por performatividades artísticas na educação das infâncias, defendendo a construção de pontes entre práticas pedagógicas e práticas artísticas que respeitem a singularidade dos sujeitos e a potência lúdico criadora de cada encontro. Trata-se, portanto, de uma poética da Arte-Educação como caminho para a formação sensível do professor-artista.TCC Vozes ecoantes dentro e fora da cena: paralelos entre a periferia e a academia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Ribeiro, Lucas de Araújo; Haderchpek, RobsonEsta pesquisa tem como objetivo propor um diálogo entre a academia e a comunidade, discutindo a desvalorização dos conhecimentos populares e promovendo uma reflexão sobre como o uso da voz acontece dentro e fora do contexto acadêmico. Ao longo do artigo faço um recorte sobre minhas experiências com a voz dentro e fora da academia e teço uma reflexão sobre o meu fazer artístico. A pesquisa de caráter empírico delineia-se a partir de um olhar para minha realidade. Busco ao longo do trabalho estabelecer um diálogo entre contexto social em que cresci e a academia, refletindo sobre os aspectos técnicos e teóricos sobre o estudo da voz em cena. Esta investigação me permitiu aferir o quanto as vozes ecoantes da periferia podem interferir na construção de uma poética cênica guiada pela voz.TCC O que você quer ser quando crescer? da consciência corporal ao treinamento pré-expressivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-30) João Paulo Silva Amorim; Haderchpek, Robson; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/1775856763526196O presente trabalho de conclusão de curso traz uma escrita em formato memorial e trata do meu processo de formação dentro e fora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com a licença poética de uma escrita memorial eu me proponho inicialmente a responder a seguinte questão: “O que você quer ser quando crescer?”. Ao longo texto eu vou revisitando através de digressões da minha memória a relação com as artes: com o desenho, com a dança e com o teatro. Meu interesse pelo corpo, pela consciência corporal vai sendo revelado ao longo da minha trajetória e a educação física também se torna um lugar atraente para mim, até que eu decido ingressar no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN e vou redescobrindo o meu corpo e o meu fazer artístico. Contudo, em determinado momento da minha graduação eu me deparo com o componente curricular “Elementos do Treinamento Pré-Expressivo” e acontece uma reviravolta com a minha prática corporal, primeiramente como aluno e em seguida como monitor da disciplina. O trabalho com as matrizes me ajuda a compreender outros percursos corporais e me permite refletir sobre esse meu interesse especial para área de preparação corporal.TCC ENTRE PALCOS E SALAS DE AULA: O SURGIMENTO DO SIMPÓSIO NACIONAL DE TEATRO INFANTOJUVENIL E O DESPERTAR DE UMA PROFESSORA-ARTISTA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Araújo, Milena Josiene de; Lopes, Melissa dos Santos; Morais, Renata Celina de; http://lattes.cnpq.br/8391209732029272; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; http://lattes.cnpq.br/5305700599943500; Peixoto, Sara Maria Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/3578244122989097; Lima, Erickaline Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/1061452525627411O presente trabalho de conclusão de curso, trata-se de um memorial acadêmico que retrata os acontecimentos que transcorreram na minha vida durante a infância até chegar a graduação e me levaram a experiências significativas no processo de formação dessa professora-artista. De maneira qualitativa, como parte de minha trajetória, por meio de análise documental, entrevistas e observações, faço um diagnóstico sobre a criação e o desenvolvimento do Simpósio Nacional de Teatro Infantojuvenil da UFRN, do qual faço parte da comissão organizadora desde a primeira edição. A investigação tem como objetivo, analisar as quatro edições do Simpósio, bem como a interface entre a entre a experiência acadêmica e as práticas pedagógicas realizadas durante os Estágios Supervisionados para a formação de professoras(es) e minha participação no Programa Residência Pedagógica. Ambas as ações apresentam como resultado um papel importante na formação de crianças e adolescentes do município de Natal, pois oferecem um primeiro contato com a linguagem teatral, fomentando ações artístico-pedagógicas no contexto escolar. Essas experiências têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento do Teatro Infantojuvenil na Universidade, ampliando a visão de discentes e docentes, de modo a oportunizar o contato com as práticas artísticas e pedagógicas nesse contexto e o diálogo com diversas(os) professoras(es), pesquisadoras(es) e fazedoras(es) de arte e cultura de todo o Brasil.TCC TEATRO E INFÂNCIAS: POSSIBILIDADES CRIATIVAS NO ENSINO DE TEATRO COM CRIANÇAS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Cavalcanti, Milene Escarião Nobrega; Araújo, José Sávio Oliveira de; Bagolan, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/5290621906045290; Morais, Renata Celina deO presente trabalho aborda a temática do fazer teatral nas infâncias, destacando as possibilidades criativas para construir a dramaturgia com as crianças na escola e os processos vivenciados por uma graduanda de Licenciatura em Teatro, durante o período de formação como arte-educadora. As dramaturgias criadas pelas crianças, são experiências que mostram como a linguagem teatral é essencial para o processo de aprendizagem e formação das crianças na educação básica. Nesse sentido, sabendo a importância do ensino de Teatro na educação da infância, este relato de experiência objetiva explicitar a vivência com a dramaturgia com as crianças a partir de experiências com uma turma 2 da Educação Infantil, que compreende crianças com faixa etária de 3 e 4 anos de idade do Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN e com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com crianças entre 8 e 9 anos da Escola Municipal Professor Bernardo Nascimento. Sob uma abordagem de natureza qualitativa, buscamos pelo viés da pesquisa explicativa compreender como se dá o processo de criação de dramaturgia com crianças considerando-as como protagonistas de todo o processo de construção do fazer teatral na escola. Como resultado, o processo criativo de duas dramaturgias desenvolvidas pelas crianças contempladas com as intervenções da licencianda durante os seus Estágios Obrigatórios no curso de Licenciatura em Teatro e a participação no Programa de Residência Pedagógica, evidenciando que, com práticas que valorizam todos os saberes, a partir do fazer teatral, pode-se vivenciar processos criativos espontâneos e significativos, trazendo novas possibilidades para a criação artística com crianças.TCC A Memória da Água: O corpo que confabula com a rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Viana, Tainah Medeiros; Lewinsohn, Ana Caldas; https://lattes.cnpq.br/9828641614898181#; Barbosa, Makarios Maia; Silva, Sebastião de SalesEste trabalho foi desenvolvido enquanto um memorial, que discorre sobre osatravessamentos e confabulações que construíram meu processo formativo dentroda minha trajetória acadêmica com minhas experiências afetivas e artísticas quetransbordam a universidade. Costurando as reflexões e investigações dasmemórias, vivências e aprendizagens que me acometeram durante esse cicloespiralar, que não se finda, mas que se começou. Concatenando a pluralidade dasmatrizes culturais e territoriais que acessam e atravessam o sujeito criador/criativo,em suas respectivas potências afirmativas, em um diálogo atado ao processoartístico-pedagógico na Licenciatura em Teatro. Assim, confluo essa escrita,emergida na memória e no chão úmido, com as itinerâncias formativas da vida.TCC A DESFORMAÇÃO DE UM ARTISTA EM SUA JORNADA PEDAGÓGICA - ENTRE O LIMIAR DE SER ARTISTA E OU PROFESSOR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Assis, Ranieir Silvio Fernandes de.; Lewisohn, Ana CaldasEste memorial, é um relato de minha trajetória de vida pessoal e artística, onde relato parte de minha infância, a partir do meu contato com a música e o circo, contato esse que inevitavelmente me levou pelo caminho das artes, e mais tarde, à docência. Aqui, descrevo momentos específicos sobre minha trajetória que vai do primeiro contato com a atuação, perpassando pela música, mais especificamente a participação em bandas de pop rock, na cidade de Santa Cruz, interior do Estado do Rio Grande do Norte, e um pouco mais tarde o envolvimento com o teatro, através de um espetáculo religioso, e com o Cinema, através de mostras e oficinas, linguagens que tanto me atravessaram. Aqui, discorro sobre tentativas de formar um grupo de teatro na cidade de Santa Cruz e região, assim como também festivais de música e cinema. Por fim, relato minha trajetória enquanto docente em formação na área de Teatro, passando brevemente pelas monitorias, estágios, e mais especificamente, pelo programa Residência Pedagógica.TCC “A CRIAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS DE TEATRO E DANÇA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) EM MACAÍBA/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) de Lima, Mikael Maycon; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; https://orcid.org/0009-0005-0656-9980; https://lattes.cnpq.br/7305688575135023; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; Coutinho, Karyne Dias; da Silva, Antonildo Lucas PinheiroO presente trabalho relata e analisa os processos preparatórios e as experiências de aulas de teatro e dança para jovens assistidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na cidade de Macaíba (RN), ocorridas durante os anos de 2023 e 2024. Destaca-se aqui a importância do teatro como estratégia de inclusão e desenvolvimento socioemocional para pessoas com deficiência, explorando os benefícios observados nas áreas de afetação cognitiva, emocional e social dos participantes. A escolha metodológica do trabalho na APAE-Macaíba envolveu a adaptação de técnicas de jogos teatrais para atender às necessidades específicas dos alunos e alunas, promovendo a expressão criativa, a comunicação não-verbal e a interação social, na construção do espetáculo “A Criação”. Os resultados deste processo, observados na vida cotidiana da instituição, indicam melhorias significativas na autoestima desses jovens, nas suas capacidades de expressão emocional e em um maior domínio da habilidade de trabalho em equipe, evidenciando o potencial transformador dessas artes cênicas como uma forma eficaz de educação inclusiva. Este relato contribui para o campo da educação especial ao demonstrar que atividades culturais como o teatro podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento integral e na inclusão social de indivíduos com necessidades especiais.TCC SOL, PEDRAS E PUNHAIS: O ESPAÇO IMAGÉTICO DO CANGAÇO NA DRAMATURGIA POTIGUAR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Chacon, Emily Rebeca Silvestre; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; https://lattes.cnpq.br/1471312055928019; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Vieira, Elisa Martins Belém; http://lattes.cnpq.br/8090089849645275; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626O presente trabalho tem como objetivo analisar o espaço imagético do cangaço na dramaturgia potiguar. Para tal feito, exploraremos a antologia De Sol, de Pedras e Punhais (2007), do célebre dramaturgo, poeta e jornalista potiguar Racine Santos (1948). Assim, em três peças, investigaremos o espaço que perpassa o imaginário nordestino, especialmente o potiguar, no que diz respeito às estruturas que compõem o cangaço. Tais temáticas evocam discussões espinhosas sobre identidade nordestina e o banditismo social. Para tanto, as obras de Durval Muniz, A Invenção do Nordeste (2011), e de Luiz Bernardo Pericás, Os Cangaceiros: Ensaio de Interpretação Histórica (2010), nos nortearão para um estudo mais objetivo, sem deixar de considerar o caráter subjetivo dessas temáticas.TCC A PRAIA COMO PALCO: EXPLORANDO A PERFORMATIVIDADE DOS AMBULANTES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ATOR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Nascimento, Joan Vinicius Ferreira do; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/7127928666432162; Barbosa, Makarios Maia; http://lattes.cnpq.br/7518934874341453; Menezes, Thazio Silva Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8682735532993653O presente artigo busca refletir sobre os enlaces entre o teatro e a vida de um artista de teatro vendedor ambulante. Ao longo do texto abordo a potência criativa que advém das diversas faces do meu cotidiano. Ao expor esses enlaces, proponho também uma “dilatação ótica” sobre as performatividades cotidianas e apresento os ambulantes como “atores sociais”. Tomando a praia como referência, faço uma análise crítica da realidade cotidiana e penso nas possibilidades de criação cênica a partir dos afetos. Durante a escrita vou esmiuçando as relações entre o meu cotidiano de vendedor ambulante e o teatro, a fim de investigar se os ambulantes, em seu ofício, vivem em um estado performativo ou não. Paralelo a isso, descrevo o meu processo de investigação cênica trazendo para o ato criativo esse cotidiano que me atravessa e que impulsiona o meu “fazer teatral”. O processo artístico é baseado em três princípios: observação, corporificação e teatralização, e ancora-se nos estudos da antropologia teatral.TCC ILHA DO MEDO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO SIMBOLISMO EM SCORSESE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Siqueira, João Gabriel Sotero; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; http://lattes.cnpq.br/2066778024904474; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Oliveira, Adriano Moraes de; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626O longa-metragem, Ilha do Medo, estreou nos cinemas em 2010, traduzindo o romance escrito por Dennis Lehane em 2003, Shutter Island. Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a história do detetive Teddy Daniels, interpretado por Leonardo DiCaprio, no Hospital de Ashecliffe para Criminalmente Insanos. Após detectar traços potencialmente simbolistas no longa, este estudo realizou um levantamento de material bibliográfico sobre a origem e principais obras do movimento, com o objetivo de identificar e discutir criticamente as características simbolistas no filme de Scorsese. Os estudos de Álvaro Cardoso Gomes (1994), Elisana de Carli (2013) e Maria Thereza Azevedo (2011) foram utilizados como base para a análise, que se debruçou principalmente na peça A Intrusa (1890), do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, para identificar paralelismos com Ilha do Medo.TCC “MAMÃE EU QUERO!”: CARMEN MIRANDA E A CONSTRUÇÃO DO CORPO SIMBÓLICO DA DRAG QUEEN NOS CAMINHOS DA ENCENAÇÃO TEATRAL(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Lima Júnior, Josimar batista de; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; ferreira, Pierre Kayth Rodrigues; Silva, Sebastião de SalesO trabalho descreve e comenta, em um formato de relato de experiência, os processos pelos quais se deram a construção da encenação “Mamãe Eu Quero!”, realizada no componente curricular “Prática Cênica Integrada – PCI” (2024.1), do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, que mirou a figura da cantora, atriz e dançarina Carmen Miranda, considerada diva pop e uma das principais referências estético-comportamentais para o surgimento das drag queens, por conseguir manifestar em sua performance artística a dimensão efervescente de um imaginário midiático (cinema, rádio e TV), do que seriam “os trópicos” e a figura feminina erotizada pelo exotismo. O trabalho busca tornar evidente como as memórias de afeto de infância e os símbolos midiáticos das figura de feminino produziram um impacto criativo no artista/pesquisador, a ponto de com isso ele criar uma performance de encenação teatral. O relato ainda discorre acerca de boa parte da minha formação acadêmica e toma os sentidos de experiência e memória como referência e fundamento.TCC (MA)TERNA: A teatralidade da perda(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Bezerra, Aline Cleice Ferreira; Barbosa, Makarios Maia; https://orcid.org/0000-0002-5488-2665; https://orcid.org/0009-0006-2283-5772; https://lattes.cnpq.br/7511727980463686; Ciotti, Naira Neide; Nascimento, Frank Rodrix Gomes doComo transformar a dor da perda em processo criativo? Como a criação artística no teatro pode colaborar nos processos de superação da perda, da dor? Qual a teatralidade que emerge na construção de um caminho de sobrevivência para uma mãe que perdeu seu filho? Este trabalho tem como objetivo analisar uma cena teatral e seu processo de construção artística, gestado durante o Curso de Licenciatura em Teatro (2018-2024), tendo como motivação a crise da perda de um filho, por sua autora. “Ma(terna)” é o resultado do uso da cena como estratégia de autoafirmação para superação a dor, possibilidade de construção de um diálogo público em que a condição materna é apresentada em uma perspectiva dramática, que possibilite o enfrentamento do trágico com o teatro e como teatro. Para tanto, fizemos uso das bases conceituais da teatralidade (Fernandes, 2021) e dos processos de experiência como pesquisa na área cênica (Telles, 2020), em um campo de reflexão acerca dos processos criativos.TCC ARTE COMUNIDADE: AFETOS E AFETAÇÕES DE UM PROFESSOR-ARTISTA-MORADOR DE FELIPE CAMARÃO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-20) Silva, Francisco Ivanilton Honorato da; Coutinho, Karyne Dias; https://orcid.org/0009-0002-2521-2395; Barbosa, Makarios Maia; Junior, João Batista FerreiraO presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro parte do pressuposto de que a arte pulsa dentro das comunidades e que um olhar mais atento para dentro delas é o necessário para evidenciá-las para todos. Aqui seguimos a trajetória de um professor-artista e morador de Felipe Camarão, bairro da zona oeste de Natal-RN constantemente associado à criminalidade, mas que foi o palco dos afetos e afetações dele e de mais vários outros que compartilham da mesma realidade. Em diálogo com a pedagogia do oprimido de Paulo Freire (1970) e com o teatro do oprimido de Augusto Boal (2019), o texto do TCC contextualiza um processo de emancipação de um coletivo artístico independente residente de Felipe Camarão — Coletivo A Gente —, através do relato de um processo de criação teatral (montagem e encenação do espetáculo Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna) desenvolvida no componente curricular de Práticas Cênicas Integradas da Licenciatura em Teatro da UFRN. Entendendo o trabalho com esse espetáculo como um dos frutos dessa construção comunitária e coletiva, este TCC busca situar também outros projetos desenvolvidos pelo Coletivo A Gente, evidenciando as potências desses moradores e do próprio território, na perspectiva do teatro comunitário, com o qual é possível discutir e refletir sobre diversas problemáticas vivenciadas e ignoradas dentro das periferiasTCC IMAGINÁRIOS DA PRODUÇÃO TEATRAL: DA IDEIA À ELABORAÇÃO DO PROJETO(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-09) Neto, Manoel Lourenço Maia; Oliveira, Adriano Moraes de; https://orcid.org/0000-0002-2191-9353; http://lattes.cnpq.br/4119639556374645; http://lattes.cnpq.br/7404018062423959; Lopes, Melissa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; Silva, Keila Fonseca e; http://orcid.org/0000-0002-5714-9565; http://lattes.cnpq.br/3556323653105782O trabalho "Imaginários da Produção Teatral: Da ideia à elaboração do projeto" explora a produção teatral como área essencial, mas subestimada, nos cursos acadêmicos, com foco na Licenciatura em Teatro da UFRN. A pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar, fundamentada em autores como Mario Osorio Marques (2006) e David Roselló Cerezuela (2015), para investigar os imaginários dos discentes sobre a produção teatral. Identificando a falta de debate e formação na área, limitada a uma única disciplina optativa na grade curricular do curso de Licenciatura em Teatro da UFRN, o autor promoveu uma oficina temática, com três encontros, que abordou desde a concepção de ideias até o planejamento e a viabilização de projetos por meio de leis de incentivo. O estudo propõe maior integração do tema no currículo acadêmico, buscando qualificar os discentes e fomentar o debate sobre a relevância da produção teatral no contexto cultural do Rio Grande do Norte.TCC A formação de uma professora de teatro: trajetória afetiva em projetos de ensino, pesquisa e extensão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Aguiar, Helena; Coutinho, Karyne; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; https://lattes.cnpq.br/8716857911851500; Haderchpek, Robson; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; Siqueira, Thulho; http://lattes.cnpq.br/5599371817493373; Souza, Tatiane; http://lattes.cnpq.br/5257994786200352Este trabalho de conclusão de curso é um memorial descritivo e afetivo acerca das minhas experiências formativas enquanto licencianda em teatro, propiciadas por minha participação nos componentes curriculares de estágio e em projetos de ensino, pesquisa e extensão nos quais pude experimentar-me como artista-professora. Diante das lacunas formativas por cursar os Estágios Supervisionados de Formação de Professores no período da pandemia da covid-19, narro suas minhas atividades no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), no Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN), no Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes) e no Projeto Trilhas Potiguares (UFRN), refletindo sobre os impactos dessas ações na minha trajetória como licencianda em teatro. Fundamentada nos três pilares básicos da universidade — ensino, pesquisa e extensão — concluo que minha participação em programas e projetos desses três âmbitos desempenhou um papel crucial na minha construção profissional, contribuindo sobremaneira para a formação dos meus modos de ser professora de teatro.TCC Moody cia. teatral: uma experiência de práticas teatrais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Sousa, Emerson Ferreira de; Araújo, José Sávio Oliveira deEste trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência que analisa minha vivência como coordenador voluntário no Moody Cia Teatral, onde atuei por aproximadamente um ano e meio. Como licenciando em Teatro, apliquei conhecimentos adquiridos em sala de aula para revisar conteúdos e desenvolver habilidades de liderança, comunicação, negociação e administração, observando uma melhora significativa em minhas capacidades. O Moody, idealizado por Robson Lima, em 2015, tinha como objetivo criar um musical em homenagem à Rebelião de Stonewall, marco histórico para os direitos LGBTQIA+. Juntamente com Thásio Igor, meu colega de curso, fui convidado para auxiliar nesse projeto. No entanto, enfrentamos muitos desafios devido à inexperiência do elenco, formado majoritariamente por amadores. Diante dessas dificuldades, reformulamos nosso objetivo, focando na preparação e formação de elenco, em vez do musical original. Frequentemente, nos reunimos para repensar estratégias e avaliar nossos esforços, reconhecendo a necessidade de melhor preparar o elenco e a nós mesmos. A partir desse ponto, o Moody se transformou em um espaço de ensino teatral, dedicado à formação de atores iniciantes e ao desenvolvimento de nossa formação em docência teatral. Este trabalho aborda essa jornada, refletindo sobre os êxitos e falhas e investigando os altos e baixos de um projeto que marcou minha passagem pelos meus estudos universitários.