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Title: Técnica de curativo: estudo comparativo entre profissionais e estudantes de enfermagem
Other Titles: Wound dressing technique: comparative study between nursing professionals and students
Técnica de curativo: estudio comparativo entre profesionales y estudiantes de enfermería
Authors: Medeiros, Ana Beatriz Almeida
Santos, Antonio Adriano Rodrigues dos
Soares, Maria Júlia Guimarães Oliveira
Costa, Marta Miriam Lopes
Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho
Keywords: Enfermagem;Ferimentos e lesões;Terapêutica;Cuidados de enfermagem
Issue Date: 2012
Citation: MEDEIROS, Ana Beatriz de Almeida. et al. Wound dressing technique: comparative study between nursing professionals and students. Revista de Enfermagem UFPE, João Pessoa, v. 6, p. 1352-60, 2012. ISSN: 1981-1963. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/2515/pdf_1241>. Acesso em: 25 out. 2013.
Abstract: Comparar o desenvolvimento de profissionais e estudantes de enfermagem quanto à realização da técnica de curativo. Metodologia: estudo descritivo com abordagem quantitativa. A amostra foi escolhida através de amostragem por conveniência, tendo participado da pesquisa 14 profissionais de enfermagem, que foram observados no período de março a junho de 2009, e 24 estudantes de enfermagem, regularmente matriculados no último período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, os quais foram observados no período de março e maio de 2010. O procedimento de coleta de dados foi efetuado através da observação não participante e preenchimento de um roteiro semi-estruturado, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley, sob Protocolo n. 011/09. Resultados: na maioria dos aspectos analisados, os estudantes se sobressaíram aos profissionais, principalmente com relação à lavagem das mãos, orientação do paciente e utilização de movimentos únicos para limpeza da ferida. Conclusão: os profissionais devem melhorar seu conhecimento, buscando atualização nessa área, e os estudantes devem ser supervisionados durante a realização do procedimento
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11725
ISSN: 1981-8963
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