Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/1/11727
Título: Crianças com infecções respiratórias agudas: como são cuidadas em casa?
Autor(es): Monteiro, Akemi Iwata
Enders, Bertha Cruz
Medeiros, Jovenal Dantas de
Palavras-chave: Cuidado de enfermagem;Criança;Infecção respiratória aguda
Data do documento: 2003
Referência: MONTEIRO, Akemi Iwata ; ENDERS, Bertha Cruz ; MEDEIROS, Jovenal Dantas . Crianças com infecções respiratórias agudas: como são cuidadas em casa?. Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 4, n.01, 2003. ISSN: 2175-6783. Disponível em: <http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/862/pdf>. Acesso em: 25 out. 2013.
Abstract: Objetivou-se, neste estudo exploratório/descritivo, identificar conhecimentos e necessidades dos cuidadores da criança com Infecção Respiratória Aguda (IRA) através de uma amostra de 129 crianças atendidas no serviço de crescimento e desenvolvimento de uma unidade de saúde. Foram aplicados formulários junto aos cuidadores, em seu domicílio, nos meses de fevereiro e março de 2002. Os cuidadores eram do sexo feminino, a maioria jovem, com ensino fundamental incompleto e com renda de 1 a 2 salários. Em relação aos primeiros cuidados com a criança doente, 48,2% dos cuidadores procuram o médico, 36,6% medicam por conta própria e 13,2% utilizam fitoterápicos. Como medidas de prevenção contra pneumonia em crianças com IRA leve, os cuidadores utilizam medidas de senso comum e sabem reconhecer sinais de gravidade das doenças, por experiências anteriores, revelando uma lacuna do conhecimento dos principais sinais e sintomas de doenças graves do trato respiratório
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11727
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriancasInfeccoesRespiratoriasAgudas_Monteiro_2003.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.