Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/1/2965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Francisco Ricardo Lins Vieira de-
dc.contributor.authorMedeiros, Rildeci-
dc.date.accessioned2010-09-23T19:16:08Z-
dc.date.available2010-09-23T19:16:08Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.citationMELO, F. Ricardo Lins V. de; MEDEIROS, Rildeci (2007).pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-99643-11-2-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/2965-
dc.description.abstractAborda a educação inclusiva no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com vistas às ações estruturantes para alunos com deficiência, no período de 2001 a 2007. O seu objetivo principal é situar as ações que foram desenvolvidas por essa universidade e, ainda, as que estão em andamento e que privilegiam o acesso e a qualidade do ensino, particularmente, a esses alunos. Este estudo caracteriza-se também por uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio do qual empregou-se a análise documental. Os primeiros resultados apontam para ações de diversas naturezas, tais como: criação de uma comissão para elaborar diretrizes gerais e propor ações acadêmicas para a educação especial; realização de Seminários de Educação Inclusiva; criação do ‘espaço inclusivo” na biblioteca central; adequação e construção de ambientes acessíveis; aprovação de projeto no Programa Incluir, dentre outras. Portanto, a partir dessas ações a UFRN demonstra ser fiel aos princípios que norteiam a construção de um sistema educacional democrático e inclusivo, ao buscar garantir a qualidade da oferta e do acesso aos seus cursos, respeitando a diversidade de todos os que nela ingressampt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especialpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência no ensino superior: ações no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.typearticlept_BR
Aparece nas coleções:CCS - DFST - Artigos publicados em periódicos
CCSA - DECIN - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusaoAlunosDeficiencia_Melo_2007.doc86 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.