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dc.contributor.authorEnders, Bertha Cruz-
dc.contributor.authorFerreira, Priscila Brigolini Porfírio-
dc.contributor.authorMonteiro, Akemi Iwata-
dc.date.accessioned2010-09-29T18:08:24Z-
dc.date.available2010-09-29T18:08:24Z-
dc.date.issued2010-01-
dc.identifier.citationEnders BC, Ferreira PBP, Monteiro AI (2010)pt_BR
dc.identifier.issn0104-0707-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3073-
dc.descriptionENDERS,Bertha Cruz, FERREIRA,Priscila Brigolini Porfírio, MONTEIRO, Akemi Iwata.A ciencia-açao: fundamentos filosoficos e relevancia para a enfermagem. Revista Texto Contexto em Enfermagem, Florianópolis, v.19, n.1,p.161-7.Jan/Mar.2010.pt_BR
dc.description.abstractA prática de enfermagem envolve o enfermeiro da clínica como agente de deliberação e ação, confrontando situações do cotidiano e assumindo, através de conhecimento científico, experiências anteriores ou por conceitos próprios e intuitivos, formas específicas de ver e agir na prática. O agir constitui fonte de conhecimento passível de acesso por métodos de investigação interpretativos. O objetivo deste trabalho é apresentar, analiticamente, a filosofia da Ciência-Ação em sua relação com a construção do conhecimento na enfermagem. Explica-se a Ciência-Ação como método inovador de inquérito e a sua tradição filosófica na abordagem nas ciências sociais, e se discute a sua articulação com a proposta epistemológica da enfermagem. Sugere-se a adoção dessa vertente em estudos de enfermagem, pelo seu enfoque na reflexão sobre as ações do enfermeiro e na prática como fonte de conhecimento. Conclui-se que a Ciência-Ação possui potencial para o avanço da teoria específica da prática da enfermagem, do conhecimento próprio da enfermagem. ABSTRACT: Nursing practice involves the nurse as an agent for deliberation and action in the daily confrontation of situations. Using scientific knowledge, previous experiences, self-developed concepts and intuition, the nurse applies specific views of seeing and acting in nursing practice. Acting, therefore, constitutes a source of knowledge accessible by inquiry methods of an interpretative perspective. The objective of this paper is to analytically present the Action-Science philosophy in its relation to constructing nursing knowledge. Action- Science is explained as an innovative method of inquiry and its philosophic tradition in the social sciences is explored. Its philosophic tenets are discussed in their relation to the epistemological proposal of nursing. The use of this investigative approach is encouraged for nursing studies because of its focus on reflection and on practice as a source of knowledge. It is concluded that Action-science has potential for advancing specific nursing practice theory from nursing knowledge itselfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherTexto Contexto Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.titleA ciência-ação: fundamentos filosóficos e relevância para a enfermagempt_BR
dc.typearticlept_BR
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