Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/1/3083
Title: O discurso expositivo escrito no ensino fundamental: um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
Authors: Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
Keywords: Discurso expositivo;Discurso didático;Liguística cognitiva
Issue Date: 2002
Publisher: Revista do GELNE
Citation: PASSEGGI, L. A. S.(2002)
Abstract: Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da lingüística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise. Abstract: This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined
Description: PASSEGGI,Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental: um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do GELNE, Fortaleza, v.4, n.1, p. 122-124, 2002.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3083
Appears in Collections:CCHLA - DLET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-passeggi146.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.