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Title: A estrutura de poder tradicional no stricto sensu: o caso do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP
Authors: Oliveira, Fernando Porfírio Soares de
Keywords: Poder. Cultural. Administração da educação. EAD e adesão tecnológica.;Power. Cultural. Educational Administration. ODL and technological adherence
Issue Date: 11-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Fernando Porfírio Soares de. A estrutura de poder tradicional no stricto sensu:: o caso do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP. 2014. 161 f. Tese (Doutorado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O estudo aborda as estruturas organizacionais burocráticas, a fim de compreender a forma da adesão às tecnologias virtuais no processo administrativo-educacional para o stricto sensu. Para tanto, o autor navega na formação das organizações no Brasil, visando demostrar a cultura organizacional burocrática e a consequente forma de domínio daqueles que detêm o poder. Nessa construção epistemológica, o autor explora o ambiente burocrático da cultura e poder organizacional. Para tal análise, observa-se o fenômeno da tecnologia no ambiente administrativo da EAD, o qual pode explicar a forma da adesão às estruturas e instrumentos tecnológicos para o stricto sensu, que, em tese, dilui o axioma organizacional tradicional herdado. Portanto, foi utilizado, enquanto objeto de estudo, o caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional PROFIAP, analisando o conteúdo documental e da legislação relacionada à institucionalização e o posicionamento de professores/coordenadores e diretor da CAPES/MEC. Concluiu-se, sob tais axiomas, que as estruturas burocráticas podem admitir, sim, a EAD no ambiente do stricto sensu. Isso desde que a adesão não conote diluir as formas tradicionais de poder e domínio burocrático institucional herdado, assim como a suposta hegemonia da estrutura de governança da administração na educação adotada presencialmente pelo stricto sensu no Brasil
Abstract: This study approaches bureaucratic organizational structures with the aim to understand the adherence procedure to virtual technologies in the stricto sensu educational administrative process. Thus, the author navigates through the formation of these organizations in Brazil with the intent to demonstrate the bureaucratic organizational culture and the consequent form of domination of those who detain power. In this epistemological construction, the author explores the culture s bureaucratic environment and the organizational power. In the analyses, it was observed the technological phenomenon in the ODL s administrative environment, which can explain the adherence procedure to structures and technological instruments for stricto sensu courses that, hypothetically, dilutes the traditional inherited organizational axiom. Therefore, it was utilized as object of study the Professional Master s degree in National Scale Public Administration PROFIAP, hence analyzing the documental content and the legislation related to institutionalization as well as the positioning of professors/coordinators and of the director of CAPES/MEC. Considering this axioms, it was concluded that the bureaucratic structures can admit ODL in the stricto sensu s environment. However, this can only be done as long as the adherence does not imply in a dilution of the traditional forms of power and institutional bureaucratic inherited dominance, as well as the alleged hegemony of the governmental structure in the educational administration adopted in person by the stricto sensu courses in Brazil
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12084
Appears in Collections:PPGA - Doutorado em Administração

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