Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12099
Title: Fatores críticos de sucesso das empresas familiares: uma abordagem competitiva
Authors: Pereira, Marcelo Henrique Neves
Keywords: Fatores críticos de sucesso;Empresas familiares;Competitividade;Critical factors of success;Family companies;Competitiveness
Issue Date: 29-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Marcelo Henrique Neves. Fatores críticos de sucesso das empresas familiares: uma abordagem competitiva. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: O presente estudo objetiva identificar os fatores críticos de sucesso das empresas familiares locais dentro de uma abordagem competitiva. Para tanto o mesmo compreende a cultura e a gestão das empresas familiares de sucesso, identifica as áreas de performance essenciais, estabelece os fatores restritivos do sucesso, e analisa o nível de influência dos fatores críticos de sucesso na competitividade deste tipo de empresa. Em função do tema ser pouco explorado, e desse estudo proporcionar uma visão geral acerca dos fatores que levam as empresas familiares a obterem sucesso, esta pesquisa é exploratória. Por outro lado, por descrever características das empresas familiares em destaque no cenário local e por estar preocupada com a atuação prática, a mesma também é descritiva. A amostra por sua vez é a não-probabilística do tipo intencional, por acessibilidade. Para operacionalização da coleta de dados, foi utilizado o contato direto, sendo o instrumento de pesquisa composto por variáveis como gestão, cultura, fatores críticos de sucesso e competitividade. O estudo constata que no tocante à gestão e a cultura das empresas familiares de sucesso, algumas variáveis desviam-se do padrão das empresas familiares convencionais citadas pela literatura. De forma geral nas empresas familiares de sucesso há um maior nível de profissionalização da gestão. No que se refere ao valor dado ao conhecimento, o estudo mostra que as empresas familiares convencionais o dão pouca importância, ao contrário das empresas familiares em destaque, que valorizam de forma significativa a busca pelo conhecimento. Fica demonstrado ainda que as empresas familiares de sucesso, embora não sejam totalmente profissionalizadas, possuem um nível maior de profissionalização da gestão, ratificando de certa forma a razão pela qual a maioria desenvolva formalmente o Planejamento Estratégico periodicamente. Em suma, os resultados apontam 17 fatores críticos de sucesso para as empresas familiares, em especial fatores como a qualidade dos produtos e serviços, e o uso da tecnologia
Abstract: The present objective study to inside identify the critical factors of success of the local family companies of a competitive boarding. For in such a way the same it understands the culture and the management of the family companies of success, identifies the essential areas of performance, it establishes the restrictive factors of the success, and analyzes the level of influence of the critical factors of success in the competitiveness of this type of company. In function of the subject little to be explored, and of this study to provide a general vision concerning the factors that take the family companies to get success, this research is explorer. On the other hand, for describing characteristic of the familiar companies in prominence in the local scene and for being worried about the practical performance, the same one also is descriptive. The sample in turn is the not-probabilist one of the intentional type, for accessibility. For operacionalization of the collection of data, the direct contact was used, being the composed instrument of research for variable as management, culture, critical factors of success and competitiveness. The study it evidences that in regards to the management and the culture of the family companies of success, some variable are turned aside from the standard of the conventional family companies cited by literature. Of general form in the familiar companies of success it has a bigger level of professionalization of the management. As for the value given to the knowledge, the study sample that the conventional family companies give little importance to it, in contrast of the family companies in prominence, who value of significant form the search for the knowledge. He is demonstrated despite the family companies of success, even so total are not professionalized, possess a bigger level of professionalization of the management, ratifying of certain forms the reason for which the majority develops the Strategical Planning formal periodically. In short, the results point 17 critical factors of success with respect to the family companies, in special factors as the product quality and services, and the use of the technology
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12099
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FatoresCriticosSucesso _Pereira_2008.pdf390,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.