Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12186
Title: Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal
Authors: Campos Júnior, Geraldo Bezerra
Keywords: Comportamento do consumidor;Mobilidade residencial;Satisfação;Consumer behavior;Residential mobility;Satisfaction
Issue Date: 2-Jun-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAMPOS JÚNIOR, Geraldo Bezerra. Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: Este trabalho procurou estabelecer a relação entre a motivação (do proprietário de imóveis) para se mudar de um imóvel para um outro, em condomínio vertical fechado (mobilidade residencial) no estágio de reconhecimento da necessidade, e a satisfação com o imóvel no estágio da avaliação de pós-consumo. O universo ou a população escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a de proprietários de imóveis em condomínios verticais localizados na região metropolitana de Natal. A análise de dados foi feita utilizando-se as técnicas de regressão linear e regressão não linear logística entre variáveis. A regressão linear encontrou relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação no pós-consumo com alguns atributos dos imóveis. A regressão não linear logística mostrou que existem relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação geral relativos aos imóveis como um todo, no estágio de pós-consumo. Com relação à motivação para se mudar de um imóvel para outro, alguns motivos se mostraram mais motivadores do que outros. A satisfação, no estágio de pós-consumo com os atributos dos imóveis em condomínios verticais fechados, encontrou graus diferentes de satisfação com certas características dos imóveis e graus de insatisfação com outras. Por fim os resultados da pesquisa contribuíram para a resposta do problema que norteou o presente estudo, pois conseguiram encontrar relações tanto lineares quanto não lineares logísticas entre os dois estágios de compra (reconhecimento da necessidade e avaliação de pós-consumo) e elucidaram como se dá o processo que vai desde a escolha do produto até a satisfação das necessidades do consumidor de imóveis de condomínios verticais fechados
Abstract: The research in question looked for to establish the relation between the motivation (of the proprietor of apartment) to change itself of another one apartment, in closed vertical condominium (residential mobility) in the period of the recognition of the necessity, and the satisfaction with the apartment after consume. The universe or the population chosen for the development of the study was of proprietors of apartment in vertical condominiums located in the region metropolitan of Natal. The analysis of data was made using the techniques of linear regression and logistic regression between variables. The linear regression found relations between the motivations for housing change and the satisfaction in after consume with some attributes of the apartment. The logistic regression showed that relations between the motivations for change and the general satisfaction to the apartment exist as a whole, in the period after consumes. With regard to the motivation to change itself of a apartment for another one, some reasons shown more motivation them the others. The research found different degrees of satisfaction with certain characteristics of the apartment and degrees of no satisfaction with others. Finally the results of the research had contributed for the reply of the problem that guided the present study, therefore had obtained in such a way to find how much logistic not linear relations between the two periods purchase (recognition of the necessity and evaluation after consume) and had elucidated the process that goes since the choice the product until the satisfaction of the necessities
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12186
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComportamentoConsumidorEstudo_CamposJunior_2006.pdf356,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.