Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12332
Título: | Avaliação Pós-Ocupação da iluminação natural das salas dos setores de aulas teóricas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Título(s) alternativo(s): | Post-Occupancy Evaluation of natural light of the classrooms sectors at Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Autor(es): | Correia, Andreia Gurgel Umbelino |
Orientador: | Araújo, Virgínia Maria Dantas de |
Palavras-chave: | Iluminação natural;Avaliação Pós-Ocupação;Salas de aula;Natural Lighting;Post-Occupancy Evaluation;Classrooms |
Data do documento: | 4-Jun-2008 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | CORREIA, Andreia Gurgel Umbelino. Post-Occupancy Evaluation of natural light of the classrooms sectors at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é avaliar a iluminação natural dos setores de aulas teóricas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, utilizando a metodologia da Avaliação Pós-Ocupação, com aplicação de questionários e medições dos níveis de iluminância no interior das salas de aula. Inicialmente, para verificar a satisfação dos usuários, foi feita uma abordagem geral dos aspectos relacionados à iluminação natural: suas características, disponibilidade, fontes, sistemas de abertura e ferramentas de avaliação. Posteriormente, foram determinados os níveis de iluminância necessários para o desenvolvimento das atividades em sala de aula e a Avaliação Pós Ocupação (APO) que foram utilizados nas análises dessa pesquisa. Em seguida, fez-se a caracterização do Campus da UFRN, definição dos modelos que serviram de base para a realização da coleta de dados, detalhamento dos procedimentos utilizados e descrição do processamento e análise dos dados. Também procurou-se destacar os resultados que esclarecem as questões levantadas através de análises quantitativas e/ou qualitativas dos dados e finalmente, o trabalho constata a elevada satisfação dos usuários apesar da verificação de problemas como ocorrência de reflexos no quadro, falta de uniformidade e, ocasionalmente, baixos níveis de iluminância |
Abstract: | The objective of this study is to assess the natural light of the classrooms sectors, at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. It was applied the Post-Occupation Evaluation technique, by using questionnaires and brightness levels measurements inside the classrooms. In order to check the users satisfaction degree, it was initially done a general approach on the related aspects to natural light: their characteristics, availability, sources, opening systems and evaluating tools. It was also determined the necessary brightness levels for the activities development in the classroom and the Post-Occupation Evaluation technique used in the search analyses. Then, it was made the UFRN Campus` characterization; the models` definition which formed the data collection basis; the detailing of the procedures used in the research, the processing description and the data analysis. Subsequently, the results that clarify the issues raised were shown through quantitative and / or qualitative data analyses. This research notes a high level of satisfaction by the users, despite some problems such as the reflections occurrence on the board, the lack of uniformity and, occasionally, the brightness low levels |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12332 |
Aparece nas coleções: | PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoPósOcupacao_Correia_2008.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.