Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12424
Título: Entre os caminhos e imagens do labirinto urbano de Cajueiro-Touros/RN
Autor(es): Miranda, Levi Rodrigues de
Orientador: Gomes, Rita de Cássia da Conceição
Palavras-chave: Cajueiro-Touros(RN;Povoado;Labirinto urbano;Imaginário social;Pordução do espaço;Memória do lugar;Hábitos e costumes;Cajueiro-Touros (RN);Village;Labyrinthe urbain;Imaginaire social;Mémoire du lieu;Us et coutumes
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MIRANDA, Levi Rodrigues de. Entre os caminhos e imagens do labirinto urbano de Cajueiro-Touros/RN. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: Os seres humanos ao se reproduzirem como espécie e ao produzirem seus bens materiais produzem o espaço geográfico. Historicamente, o espaço vem sendo produzido em função do processo produtivo geral da sociedade. Partindo dessa abordagem, o trabalho em foco destina-se a fazer a análise da produção do traçado urbano de um simples povoado do litoral norte-rio-grandense, denominado Cajueiro, no qual observa-se uma total despreocupação com a composição urbanística da área, pelo fato da sua construção seguir os caminhos naturais vivenciados pelos seus moradores, mediante o atendimento das suas necessidades de sobrevivência ao longo dos anos. Para melhor entender historicamente a produção desse espaço litorâneo, optou-se por caminhar pelas suas ruas, becos e veredas, buscando através de entrevistas dirigidas e "bate papos espontâneos", explicações para a sua atual configuração urbana. Atualmente, esse parcelamento desordenado do solo, constitui-se num emaranhado tanto de ruas, como de casas que avançam sobre o leito das vias, provocando, assim, uma composição desordenada do espaço de circulação, fato esse que se constitui num problema de fluidez de veículos e pessoas que percorrem esses caminhos estreitos e tortuosos, os quais, muito se assemelham a um verdadeiro labirinto urbano, pelo fato de ruas apresentarem linhas sinuosas entrelaçadas e intricadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12424
Aparece nas coleções:PPGAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhosImagensLabirinto_Miranda_2006.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.