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Título: Uma metodologia para a análise do desempenho sustentável dos postos de revenda de combustível na cidade de Natal/RN, com o uso de data envelopment analysis-DEA
Autor(es): Francisco, Cláudia Aparecida Cavalheiro
Orientador: Silva, Djalma Ribeiro da
Palavras-chave: Balanced scorecard sustentável. Network data envelopment analysis. Posto revendedor de combustível. Desempenho sustentável;Sustainable Balanced Scorecard. Network Data Envelopment Analysis. Retail Gas Station. Sustainable Performace
Data do documento: 24-Mai-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FRANCISCO, Cláudia Aparecida Cavalheiro. Uma metodologia para a análise do desempenho sustentável dos postos de revenda de combustível na cidade de Natal/RN, com o uso de data envelopment analysis-DEA. 2013. 310 f. Tese (Doutorado em Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A crescente utilização de combustíveis fósseis alinhada à explosão demográfica em centros urbanos tem ocasionado grandes problemas de impacto ambiental na sociedade. Para mitigar esses impactos, as exigências dos órgãos reguladores têm influenciado positivamente na consciência ambiental da sociedade, bem como no comportamento estratégico das empresas. Com essa consciência ambiental, os órgãos têm conquistado maiores respaldos e formulado novas legislações no controle de atividades potencialmente poluidoras, sobretudo no setor dos postos revendedores de combustíveis. Em busca de aumentar a competitividade no mercado, esse segmento precisa responder rapidamente às pressões (externas e internas), adequando-se aos novos padrões exigidos de maneira estratégica na obtenção do selo verde. Os postos têm incorporado novas estratégias para atrair e fidelizar clientes cada vez mais exigentes. No âmbito social, esses empreendimentos auxiliam a economia local com a geração de empregos e distribuição de renda. Mediante esse contexto, o presente trabalho tem como objetivo alinhar as dimensões social, econômica e ambiental caracterizando a mensuração do desempenho sustentável nos postos de revenda de combustível na cidade do Natal/RN. As perspectivas do Balanced Scorecard Sustentável (SBSC) foram fundamentadas por meio de um conjunto de indicadores para mapear o processo produtivo dos postos. Esse mapeamento visou identificar a ineficiência operacional por meio de indicadores multidimensionais. Na condução desta pesquisa, elaborou-se um sistema de avaliação do desempenho sustentável com aplicação do Data Envelopment Analysis (DEA), uma abordagem quantitativa para detectar o nível de eficiência do sistema. Com o intuito de compreender a complexidade sistêmica, os sub processos organizacionais foram analisados por meio da técnica Network Data Envelopment Analysis (NDEA) com o desmembramento das suas micro atividades para identificar e diagnosticar as reais causas de ineficiência. O tamanho amostral foi composto por 33 postos de revenda de combustível e o modelo conceitual contemplou 15 indicadores distribuídos nas três dimensões da sustentabilidade: social, ambiental e econômica. Essas três dimensões foram mensuradas por meio de modelos clássicos DEA-CCR com orientação input. Visando unificar o escore de desempenho individual das dimensões, foi elaborado um único índice considerado parcialmente agrupado por meio de duas médias: aritmética e ponderada. Posteriormente, outra análise foi realizada para mensurar as quatro perspectivas do SBSC: aprendizado e crescimento; processos internos; clientes; e, financeira, unificando, por meio da média os escores de desempenho. Os resultados do modelo NDEA apontaram que nenhuma empresa foi avaliada com excelência no desempenho sustentável. Os postos com maiores índices de eficiência mostraram-se ineficientes em determinadas perspectivas do SBSC. Na sequência, as análises apresentaram uma avaliação do desempenho sustentável e das perspectivas de maneira comparativa entre os postos, possibilitando aos empresários avaliarem seu desempenho entre os concorrentes. Foram também obtidos diagnósticos para subsidiar a tomada de decisão dos empresários na melhoria do gerenciamento dos recursos organizacionais e promover diretrizes balizadoras nos órgãos regulamentadores. O escore médio do desempenho sustentável foi 69,42% representando os esforços empreendidos na adequação ambiental dos postos. Isso sinaliza uma considerável consciência desse segmento, porém ainda necessita de novas ações para incrementar a sustentabilidade no longo prazo
Abstract: The increasing use of fossil fuels in line with cities demographic explosion carries out to huge environmental impact in society. For mitigate these social impacts, regulatory requirements have positively influenced the environmental consciousness of society, as well as, the strategic behavior of businesses. Along with this environmental awareness, the regulatory organs have conquered and formulated new laws to control potentially polluting activities, mostly in the gas stations sector. Seeking for increasing market competitiveness, this sector needs to quickly respond to internal and external pressures, adapting to the new standards required in a strategic way to get the Green Badge . Gas stations have incorporated new strategies to attract and retain new customers whom present increasingly social demand. In the social dimension, these projects help the local economy by generating jobs and income distribution. In this survey, the present research aims to align the social, economic and environmental dimensions to set the sustainable performance indicators at Gas Stations sector in the city of Natal/RN. The Sustainable Balanced Scorecard (SBSC) framework was create with a set of indicators for mapping the production process of gas stations. This mapping aimed at identifying operational inefficiencies through multidimensional indicators. To carry out this research, was developed a system for evaluating the sustainability performance with application of Data Envelopment Analysis (DEA) through a quantitative method approach to detect system s efficiency level. In order to understand the systemic complexity, sub organizational processes were analyzed by the technique Network Data Envelopment Analysis (NDEA) figuring their micro activities to identify and diagnose the real causes of overall inefficiency. The sample size comprised 33 Gas stations and the conceptual model included 15 indicators distributed in the three dimensions of sustainability: social, environmental and economic. These three dimensions were measured by means of classical models DEA-CCR input oriented. To unify performance score of individual dimensions, was designed a unique grouping index based upon two means: arithmetic and weighted. After this, another analysis was performed to measure the four perspectives of SBSC: learning and growth, internal processes, customers, and financial, unifying, by averaging the performance scores. NDEA results showed that no company was assessed with excellence in sustainability performance. Some NDEA higher efficiency Gas Stations proved to be inefficient under certain perspectives of SBSC. In the sequence, a comparative sustainable performance and assessment analyzes among the gas station was done, enabling entrepreneurs evaluate their performance in the market competitors. Diagnoses were also obtained to support the decision making of entrepreneurs in improving the management of organizational resources and promote guidelines the regulators. Finally, the average index of sustainable performance was 69.42%, representing the efforts of the environmental suitability of the Gas station. This results point out a significant awareness of this segment, but it still needs further action to enhance sustainability in the long term
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13032
Aparece nas coleções:PPGCEP - Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo

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