Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13158
Título: Biodistribuição de samário -153- EDTMP em ratos TRATADOS com docetaxel
Autor(es): Villarim Neto, Arthur
Orientador: Medeiros, Aldo da Cunha
Palavras-chave: Quimioterapia;Metástase óssea;Radiofármacos;EDTMP-153 Samário
Data do documento: 2-Jul-2009
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VILLARIM NETO, Arthur. Biodistribuição de samário -153- EDTMP em ratos TRATADOS com docetaxel. 2009. 86 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Resumo: A dor óssea decorrente das metástases é um sintoma comum nos tumores avançados de mama e próstata. Nenhuma opção terapêutica isolada é completamente eficaz, e uma série de modalidades costuma ser empregada, entre eles a terapia com radiofármacos, como o samário153-etilenodiaminatetrametileno fosfonato (EDTMP-153Sm). O docetaxel, um taxano com ação sobre tumores avançados de mama e próstata, tem-se apresentado como uma nova opção de tratamento quimioterápico. Muitos pacientes fazem uso simultâneo de EDTMP-153Sm e docetaxel. Este estudo procurou avaliar a influência do docetaxel na biodisponibilidade de EDTMP-153Sm em ratos Wistar, aleatoriamente alocados em 2 grupos de 6 animais cada. O grupo DS (docetaxel/samário) recebeu docetaxel (15 mg/kg) intraperitoneal em dois ciclos com 11 dias de intervalo. Os ratos do grupo S (samário/controle) não foram tratados com docetaxel. Nove dias após a quimioterapia, todos os animais receberam 0.1ml de EDTMP-153Sm via plexo orbital (25μCi). Após 2 horas, os animais foram mortos, e realizaram-se análises de amostras de cérebro, tireóide, pulmão, coração, estômago, cólon, fígado, rim e fêmures. O percentual de radioatividade por grama (%ATI/g) de tecido de cada biópsia foi determinado em contador gama automático (Wizard-1470, Perkin-Elmer, Finland). No 9º dia após 2º ciclo de docetaxel, os ratos tiveram perda de peso significante, passando de 353.66± 22.8g (controle/pré-tratamento) para 314,50±22,09g (p<0.5). Os %ATI/g nos órgãos dos ratos tratados com EDTMP- 153Sm e docetaxel tiveram redução significante nos fêmures direito e esquerdo, rim, fígado e pulmão, quando comparados aos animais não tratados com docetaxel. Em conclusão, a combinação de docetaxel com EDTMP-153Sm foi associada à menor concentração do radiofármaco em órgãos alvo. Futuras investigações sobre o impacto do docetaxel na biodisponibilidade do EDTMP- 153Sm poderão complementar estes achados. Deve-se ressaltar o caráter multidisciplinar deste estudo, que contou com a participação ativa e com a troca constante de conhecimentos entre profissionais das áreas de Medicina Nuclear, Cirurgia, Oncologia, Biologia e Estatística
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13158
Aparece nas coleções:PPGCSA - Doutorado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiodistribuicaoSamário-153- EDTMP_VillarimNeto_2009.pdf732,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.