Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/13619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Aracely Xavier dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:00Z-
dc.date.available2011-05-06pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:00Z-
dc.date.issued2010-09-30pt_BR
dc.identifier.citationCRUZ, Aracely Xavier da. Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619-
dc.description.abstractThis study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of computers connected to the Internet contributes to improving the academic performance of students in public schools in the RMNatal? To answer the research question, we focus on the database INEP on the infrastructure of schools and the bank rates of school performance. For both technical procedures performed to obtain the relationship between Internet and School Performance. Then the School Settings have been configured for Digital Inclusion and made crosses with the approval rates, distortion and failure. The survey results indicate that according to the classification established in: Included in School Settings, School Settings deficit, Adverse Environments School and School Settings Deleted, which has prevailed in the metropolitan area of Natal are the schools that are provided outside.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectEnsino médio - Região Metropolitana de Natalpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectDigital Inclusioneng
dc.subjectPublic Schoolseng
dc.subjectHigh school- the metropolitan area of ​eng
dc.subjecteng
dc.subjectNataleng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectSchool Performanceeng
dc.titleInclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7773902247167837por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referees1Aguirre, Moisés Alberto Callept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0743856406326460por
dc.contributor.referees2Koslinski, Mariane Campelopt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896487821943193por
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.por
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InclusãoDigitalInserção_Cruz_2010.pdf2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.