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Title: A noção de acontecimento na experiência do DOCTV RN IV Sangue do Barro
Authors: Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo
Keywords: Acontecimento. Cinema-verdade. Documentário. DOCTV. Sociologia do presente;Event. Direct cinema. Documentary. DOCTV. Sociology of the present
Issue Date: 4-Oct-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARDOSO, Ana Tázia Patrício de Melo. A noção de acontecimento na experiência do DOCTV RN IV Sangue do Barro. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: A presente dissertação de mestrado consiste na reflexão sobre a noção de acontecimento, à luz do pensamento de Edgar Morin, particularmente refletida na experiência do documentário Sangue do Barro, vencedor da quarta edição do DOCTV, no Rio Grande do Norte, em 2008. Neste sentido, a pesquisa extrai do fazer documental o foco nas questões cotidianas, de onde se parte dos fatos para se questionar as realidades sociais. Assim, no exemplo de Sangue do Barro, a dissertação analisa a hipótese de como o procedimento documental, com foco em revelar uma história particular, pode de fato fazer com esse particular reflita o universal, o que finda por configurar-se em uma sociologia do presente, conforme proposta por Edgar Morin. A presente pesquisa é complementada ainda por uma breve análise contextual do cinema verdade, das políticas públicas de audiovisual e difusão do documentário no Brasil. Além dos pressupostos teóricos da sociologia do presente de Edgar Morin, são abordadas ainda as contribuições teóricas para a compreensão do gênero documentário de Jean Rouch, Bill Nichols, Ismail Xavier, Consuelo Lins, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Michel Foucault, Alfredo Pena-Vega, Nicole Lapierre, entre outros
Abstract: This dissertation presents a reflection upon the notion of event, inspired by the contributions of Edgar Morin to the thinking of the present. The research analysis this notion particularly from the experience of the documentary titled Sangue do Barro, which was the winner of the 4th edition of DOCTV, in the federal state of Rio Grande do Norte in 2008. The study focuses on how facts from daily life can be approached by the documentary making process, and how in this process the questioning of facts leads to the questioning of social realities. In this perspective, through the illustrative case of Sangue do Barro, the research develops the hypothesis of how in the documentary process, which aims at revealing a particular history, is the revealing of the particular able to reflect the universal. The dissertation thus assumes this situation as precisely the configuration of the sociology of present, proposed by Edgar Morin. Furthermore, along with the theoretical premises of the sociology of the present, the research performs a brief historical analysis of documentary practices, Brazilian audiovisual public policies, and it also discusses the technical contributions of several contemporary film makers and contemporary thinkers, such as Jean Rouch, Bill Nichols, Ismail Xavier, Consuelo Lins, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy, Michel Foucault, Alfredo Pena-Vega, Nicole Lapierre, etc
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13667
Appears in Collections:PPGCS - Mestrado em Ciências Sociais

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