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dc.contributor.authorSousa, Luciano de Melopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:20:26Z-
dc.date.available2013-03-22pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:20:26Z-
dc.date.issued2013-09-26pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Luciano de Melo. Brincadeira do reisado na comunidade Cipó, Pedro II PI: mediação cultural, tradição e modernidade. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13808-
dc.description.abstractThis research studies the tradition of epiphany in the community of Cipó de Baixo, which belongs to the city of Pedro II, in the state of Piauí. Readings were made seeeking to emphasize the processivity of the play that navigates between permanence and change. The study starts with a social context of the community, in dialogue with the life history of the owner of the epiphany, Raimundo Milú: strong figure who, along with his family networks, as well as networks of patronage and friendship, struggles for the resistence of the play. The description of the ceremony of Kings, with its constituent parts, punctuates the remarkable character of Cipó community epiphany. This detailed understanding of the play favors the understanding of some of the social vines that serve as the basis for the warp of this cultural practice: modernization vine, where we explore the general motivation of Cipó community epiphany transformations - modernity; family and community exchange vine, which describes the scheme that holds the permanence of the play; masculinity vine, explains the strong gender system that crosses Cipó community epiphany; reinvented tradition vine, where we locate the uniqueness of Cipó community epiphany tradition and its dialogues with modern dynamism; conflict between generation vine, depicts the differences between generations and how they contribute to the dialogue between the traditional and the new; theatrical spectacle vine, describes the play as a performative activity. Thus, we build a social scheme that analyzes the play of Kings of Cipó community as a whole, where change and continuity plan a cultural plot on their owneng
dc.description.sponsorshipFundação De Amparo A Pesquisa Do Estado Do Piauípt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReisado. Tradição. Memória. Dinamismo cultural. Modernidadepor
dc.subjectEpiphany. Tradition. Memory. Cultural dynamism. Modernityeng
dc.titleBrincadeira do reisado na comunidade Cipó, Pedro II PI: mediação cultural, tradição e modernidadepor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3801957465653536por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6por
dc.contributor.referees1Coradini, Lisabetept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8por
dc.contributor.referees2Lopes Júnior, Edmilsonpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4por
dc.contributor.referees3Ayala, Marcospt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991057380673183por
dc.contributor.referees4Ferretti, Sergio Figueiredopt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0379399941884037por
dc.description.resumoEsta pesquisa estuda a tradição do reisado da comunidade Cipó de Baixo, do município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação. O estudo parte de uma contextualização social da comunidade que dialoga com a história de vida do dono do reisado, Raimundo Milú: figura forte que, juntamente com suas redes familiares, de compadrio e amizade, luta pela resistência da brincadeira. A descrição do auto de Reis, com sua partes constitutivas, pontua o caráter singular do reisado do Cipó. Esta compreensão detalhada da brincadeira favorece a compreensão de alguns dos cipós sociais que servem como base para a urdidura desta prática cultural: cipó da modernização onde exploramos a motivação geral das transformações do reisado do Cipó a modernidade; cipó das trocas familiares e comunitárias que descreve a trama que sustenta a permanência da brincadeira; cipó da masculinidade explicita o forte sistema de gênero que atravessa o reisado do Cipó; cipó da tradição reinventada onde situamos a singularidade da tradição do reisado do Cipó e seus diálogos com o dinamismo moderno; cipó dos conflitos entre gerações retrata as diferenças entre as gerações e como elas contribuem com o diálogo entre o tradicional e o novo; o cipó do espetáculo teatral descreve a brincadeira como atividade performática. Assim, construímos uma trama social que analisa a totalidade da brincadeira de Reis do Cipó onde mudança e continuidade tramam um enredo cultural própriopor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento Regional; Cultura e Representaçõespor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
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