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dc.contributor.advisorNóbrega, Terezinha Petrucia dapt_BR
dc.contributor.authorTibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marquespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:35:50Z-
dc.date.available2006-08-06pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:35:50Z-
dc.date.issued2005-06-30pt_BR
dc.identifier.citationTIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível. 2005. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14134-
dc.description.abstractThe thesis presents the body poetry and its inscribing in the myth and Butô dance. The argumentation highlights the sensitive dimension present in these itineraries, as a possibility to operate the emergency of knowing inscribed in the body, bringing a kind of rationality that links the fragments, that allows the knowing to break through the barriers of disciplinary isolation, that abandons the certainties and goes through the ways of creation and that gives the body new space and time, featuring epistemological elements, ethical and esthetical, that can permit a sensitive education. All along the way, we comprehend by sensitive education, a education that considers the relinking of logical, analogical, symbolic and artistic knowledge and therefore reconsiders the own act of knowing as a continuous and inconcluded process. That sensitive education is also understood as retaking the body experience, its sensitive nature, as well as being meaningful to reading the world. It includes the body memory, its history and creativity, opening it to innovation, change, sense amplification and dialogue with other bodies and world, because it is within them. It is about an investigation of phenomenologic nature, that dialogues philosophy and art, pointing breakdowns of this reflection foe the body and education studies. We find it necessary to notice the body language, that allows one to think through movements, articulate a thought that is risen from articulations, guts and all the body. This incarnated reason starts the expressive body action, that makes us move to mean, communicate, inaugurate senses. Among these senses, we present a possibility of approach of the elements of Butô dance teaching and physical education, as ways of sensitive education showings of body poetryeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectDança Butôpor
dc.subjectEducação Sensívelpor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMytheng
dc.subjectButô Danceeng
dc.subjectSensitive Educationeng
dc.titleA Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensívelpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2272256149121710por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7por
dc.contributor.referees1Carvalho, Edgard de Assispt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2por
dc.contributor.referees2Soares, Carmen Lúciapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802E0por
dc.contributor.referees3Almeida, Maria da Conceição Xavier dept_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4por
dc.contributor.referees4Porpino, Karenine de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396por
dc.description.resumoA tese apresenta a poética do corpo e sua inscrição no mito e na dança butô. A argumentação ressalta a dimensão sensível presente nesses itinerários, como possibilidade de operar a emergência dos saberes inscritos no corpo, instaurando um tipo de racionalidade que une os fragmentos, permite que os saberes atravessem as fronteiras do isolamento disciplinar, abandona as certezas e envereda pelos caminhos inusitados da criação, ressignificando o espaço e o tempo do corpo, configurando elementos epistemológicos, éticos e estéticos que possam favorecer uma educação sensível. Em todo o percurso, compreendemos por educação sensível uma educação que considera a religação dos conhecimentos lógicos, analógicos, simbólicos, artísticos, que considera a inscrição corporal do conhecimento e como tal redimensiona o próprio ato de conhecer como um processo contínuo e inconcluso. Essa educação sensível é também entendida como aquela que retoma a experiência do corpo, sua natureza sensível, como significativa para a leitura do mundo. Inclui a memória do corpo, a sua história, a sua criatividade, abrindo-se à inovação, à mudança, à amplificação dos sentidos e ao diálogo com os outros corpos e com o mundo, porque neles também se constitui. Trata-se de uma investigação de natureza fenomenológica, que dialoga filosofia e arte, apontando desdobramentos dessa reflexão para os estudos do corpo e da educação. Consideramos necessário perceber a linguagem dos gestos, a qual possibilita pensar por movimentos, permite articular um pensamento que nasce das articulações, das vísceras, de todo o corpo. Essa razão encarnada aciona a ação expressiva do corpo, que faz com que nos movamos para significar, para comunicar, para inaugurar sentidos. Dentre esses sentidos, apresentamos uma possibilidade de abordagem dos elementos da dança butô para o ensino da Dança e da Educação Física, como modos de educação sensível elucidativos da poética do corpopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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