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Title: Olhares sobre a formação do professor de matemática. Imagem da profissão e escrita de si
Authors: Melo, Maria José Medeiros Dantas de
Keywords: Formação de professores;(Auto)biografias;Representações;Educação matemática;Trajetória de formação profissional;(Auto)biographies;Representations;Mathematics education;Trajectory of the professional formation
Issue Date: 17-Jun-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Maria José Medeiros Dantas de. Olhares sobre a formação do professor de matemática. Imagem da profissão e escrita de si. 2008. 323 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: Esta tese tem como foco de estudo a formação do professor de Matemática no ensino superior. O objetivo geral é descrever e analisar o processo de formação do professor de Matemática aluno da licenciatura em Matemática no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy IFESP , em Natal-RN. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa de cunho etnográfico e ancora-se teoricamente nas narrativas (auto)biográficas, na teoria das representações sociais e na educação matemática. Participaram da investigação 12 alunos, o que corresponde a 25% do total de graduandos. O corpus usado na análise compreende 48 ensaios (auto)biográficos, 12 (auto)biografias (memoriais de formação), 12 fichas de contextualização, além do diário da pesquisadora. As fontes foram recolhidas ao longo da formação superior dos informantes (novembro 2003 a dezembro 2006). A análise revelou que as reminiscências da trajetória estudantil dos doze participantes influenciaram sua formação profissional, pois as imagens que eles tinham do que era ser professor de Matemática estavam intrinsecamente relacionadas ao modelo de mestres que eles tiveram. Essas representações foram sendo (des)construídas em rede, à medida que eles ressignificavam a imagem que tinham da profissão para, em seguida, mudarem as representações da Matemática e do ensino dessa disciplina. O estudo também evidenciou que o início da carreira docente dos colaboradores da pesquisa foi marcado por práticas mecânicas, influenciadas pelo modelo de professor que eles vivenciaram. Na voz dos atores, a (trans)formação de si mesmos e de suas práticas docentes aconteceu radativamente, à medida que eles ampliavam seus conhecimentos na licenciatura em Matemática e refletiam sobre a maneira como aprenderam matemática. A escrita de suas (auto)biografias favoreceu a construção de novos saberes, propiciou o autoconhecimento, a autoformação e contribuiu para a construção de um novo modo de ver e viver a profissão. Assim, tornar-se professor de Matemática, no caso dos atores desta investigação, se fez na interface dos contextos familiar, escolar, profissional e, na formação superior no IFESP, pela escrita reflexiva sobre a trajetória de formação, as vivências e a relação com o outro
Abstract: The main focus of this thesis is the formation of a mathematical teacher at a college institution. The general aim is to describe and to analyze the formation process of a mathematical teacher which is an undergraduate student in Mathematics at the Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy IFESP, in Natal-RN. It is based on a qualitative ethnographic approach, and has its theoretical anchorage in the (auto)biographical narratives, the social representative theories, and the mathematical education. The number of participants in this investigation was 12 undergraduate students, which corresponds to 25% of the total number of students. The corpus utilized in our analysis included 48 (auto)biographical essays, 12 (auto)biographies (formation's memories), and 12 contextualization files, besides the research's diary. The sources were obtained from the whole program of studies, i.e. from November 2003 to December 2006. The analysis revealed that the reminiscences of the 12 students' academic trajectory influenced their professional formation, since their images of a mathematical teacher were intrinsically related to the one they had before. These representations were being either demolished or constructed in a network along the assertive image of their profession, changing afterwards the mathematical representation and the teaching way of this discipline. Our study also shows that the beginning of their teacher career was marked by mechanical practices influenced by their old teachers. The (trans)formation of themselves and their teaching practices happened in a smooth way as soon as they increased their knowledgements in Mathematics, and it reflected upon the way they learned mathematics. The writing of their (auto)biographies helped the set up of new knowledgements, leaving to a self-consciousness as well as a self-formation, and contributed for the construction of a new way to see and to live the profession. Therefore, a mathematical teacher, for the undergraduate students of the IFESP involved in this work, is made at the interface of the familiar, academic, and professional context, besides the reflexive writings about the formation path, the way of life and the relationships among them
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14143
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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