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dc.contributor.advisorSantiago, Neide Varelapt_BR
dc.contributor.authorDantas, Soraneide Soarespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:04Z-
dc.date.available2010-04-28pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:04Z-
dc.date.issued2010-06-09pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Soraneide Soares. A formação / ação multiplicadora da prática infantil: um estudo das práticas formativas do PIDEPE RN.. 2010. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14223-
dc.description.abstractThis study examined the training of teachers in service developed by the Integrated Program for the Development of Early Childhood Education in Rio Grande do Norte - PIDEPE / RN - UFRN, whose central focus of action is the action of the multiplying practice within Natal. The methodology used is a reflection on the training strategies of the practice of early childhood education in order to build a knowledge that can be generalized to other formative experiences of teachers. The instruments used for data collection were the desk research and literature from the perspective of qualitative research. The study focused on the instrument were related to the structure and organization of the stage and the process of action multiplying of the infantile practice. We concluded that the process of training needs to be carefully reviewed. It is necessary to rethink the definition of objectives, criteria and tools for continuous evaluation that they wish to maintain and / or setting up on stage. Look not only for the formative role of education but also indicators of professionalization of teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação e profissionalização do ensinopor
dc.subjectAção multiplicadora da prática infantil.por
dc.subjectProfessionalization of the practice educationaleng
dc.subjectAction multiplying of the infantile practice.eng
dc.titleA formação / ação multiplicadora da prática infantil: um estudo das práticas formativas do PIDEPE RN.por
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7643177945034259por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.referees1Souza, Gilton Sampaio dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5por
dc.contributor.referees2Moura, Maria Denildapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975615310454533por
dc.contributor.referees3Rodrigues, Maria das Graças Soarespt_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9por
dc.contributor.referees4Pereira, Francisco de Assispt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.description.resumoEste trabalho analisou a formação de professoras em serviço desenvolvidas pelo Programa Integrado para o Desenvolvimento da Educação Infantil no Rio Grande do Norte PIDEPE/ RN UFRN, cujo foco central de atuação é a ação multiplicadora da prática infantil no interior potiguar. A metodologia utilizada é uma reflexão sobre as estratégias formativas da prática de ensino infantil, tendo em vista construir um conhecimento que possa ser generalizado para outras experiências formativas de professoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica, na perspectiva da investigação qualitativa. Os aspectos investigados no instrumento foram referentes à estrutura e organização do estágio e ao processo da ação multiplicadora da prática infantil. Concluímos que o processo de estágio precisa ser cuidadosamente revisto. Torna-se necessário repensar a definição dos objetivos, critérios e instrumentos de avaliação continuada que se deseja manter e/ou implantar no estágio. Atentar não só para a função formativa da docência, mas também aos indicadores da profissionalização da docência.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
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