Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorais, Maria Arisnete Câmara dept_BR
dc.contributor.authorAssis, Geisa Melo Silva dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:15Z-
dc.date.available2009-12-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:15Z-
dc.date.issued2009-03-26pt_BR
dc.identifier.citationASSIS, Geisa Melo Silva de. A história do centro de educação integrada Monsenhor Honório: surgimento e contribuições (Macau /RN - 1956 1966). 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14320-
dc.description.abstractThe present study objective to construct to the Education‟s History of Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório in Macau, in the state of the Rio Grande do Norte. By means of the examination of this Institution of education, we intend to analyze its educative practical in the Fifties years, that this was the first one to offer gymnasial course and, over all, for having formed doctors, engineers, teachers, bachelors and economists in the city and the region during five decades of functioning. For this we use the records as documentary sources available in the institution, in newspapers and in public and private archives in the capital and the interior, beyond interview with former-employees, former-pupils and people who had participated of its creation and, consequently, they had made and they are part of this history. The institution‟s history helped to us to comment the reading of Macau‟s education, propitiating us reflections about pedagogical practical, methods of teaching and school regiment, in the perspective to understand a past still so present and all process for which passed the education, in the context of the proper Macau‟s history. The search results lead us to evidence that the creation of this school, in 1956, represented a landmark in the education of this municipal district, contributing of decisive form in the formation of the macauenseseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória das Instituiçõespor
dc.subjectPrática Educativapor
dc.subjectHistory of Institutioneng
dc.subjectEducative Practicaleng
dc.titleA história do centro de educação integrada Monsenhor Honório: surgimento e contribuições (Macau /RN - 1956 1966)por
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6191940662139058por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8por
dc.contributor.referees1Menezes, Jaci Maria Ferraz dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0296701151804947por
dc.contributor.referees2Paiva, Marlúcia Menezes dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4por
dc.description.resumoO presente estudo objetiva construir a História da Educação do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório, em Macau, no estado do Rio Grande do Norte. Por meio do exame dessa Instituição de ensino, pretendemos analisar sua prática educativa nos anos de 1950, uma vez que esta foi a primeira a oferecer o curso ginasial e, sobretudo, por ter formado médicos, engenheiros, professores, bacharéis e economistas na cidade e na região durante cinco décadas de funcionamento. Para tanto, utilizamos como fontes documentais os registros disponíveis na instituição, em jornais, em arquivos públicos e privados na capital e no interior, além de entrevista com ex-funcionários, ex-alunos e pessoas que participaram da sua criação, e, conseqüentemente, fizeram e fazem parte desta história. A história dessa instituição ajudou-nos a tecer a leitura da educação de Macau, propiciando-nos reflexões acerca das práticas pedagógicas, métodos de ensino e regimento escolar, na perspectiva de compreendermos um passado ainda tão presente e todo o processo histórico pelo qual passou a educação, no contexto da própria história de Macau. Os resultados da pesquisa nos levam a constatar que a criação dessa escola, em 1956, representou um marco na educação deste município, contribuindo de forma decisiva na formação dos macauensespor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeisaMSA.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.