Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14451
Title: Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com transtorno invasivo do desenvolvimento na escola regular
Authors: Gomes, Rosana Carvalho
Advisor: Nunes, Débora Regina de Paula
Keywords: Autismo;Interação comunicativa;Sala de aula regular;Autism;Communicative interaction;Regular classroom
Issue Date: 6-Apr-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Rosana Carvalho. Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com transtorno invasivo do desenvolvimento na escola regular. 2011. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: A inclusão de alunos com autismo em ambientes regulares de ensino é um tópico pouco explorado na literatura científica nacional. O tema é complexo e, em função da amplitude dos aspectos envolvidos, delimitamos um recorte como alvo da presente investigação. A direção tomada por este estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção nas interações comunicativas entre um aluno com autismo e sua professora, no contexto da sala de aula regular. Os dados foram coletados em uma escola particular de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte no decorrer do ano letivo de 2010. Participaram deste estudo uma professora e um aluno não-vocal de 10 anos com diagnóstico de autismo. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental do tipo A-B (linha de base e tratamento). No programa de intervenção, a professora foi capacitada a empregar estratégias do Ensino Naturalístico (EN) e recursos da Comunicação Alternativa Ampliada (CAA) para aumentar a frequencia de interações com o aluno durante três rotinas da sala de aula (hora da entrada, lanche e atividade pedagógica). Os resultados indicaram mudanças qualitativas e quantitativas nas interações da díade após o programa de intervenção. O aluno passou a utilizar os pictogramas para se comunicar com a professora em duas das três rotinas investigadas. A frequência no uso da CAA foi, também, observada no repertório da professora, principalmente quando o aluno falhava em compreender gestos e palavras. A professora avaliou o programa de intervenção de forma positiva
Abstract: Inclusion of students with autism in regular education settings is a topic that has not been much explored by the national scientific literature. This matter is complex and, due to the extent of various aspects involved, it is essential to delimitate a focus of investigation. The direction taken by this study was to evaluate the effects of an intervention program in the communicative interactions between a student with autism and his teacher in a regular classroom. Data were collected in an elementary private school, located in the city of Natal, Rio Grande do Norte during the 2010 academic school year. The study included a teacher and a non-vocal, 10-year-old student diagnosed with autism. A quasi-experimental A-B research design was employed. During the intervention program the teacher was trained to use Naturalistic Teaching Strategies and Alternative and Augmentative Communication (AAC) resources to increase the frequency of interactions with the student during three classroom routines (entry time, snack and pedagogical activity). The results indicated qualitative and quantitative changes in the interactions of the dyad after the implementation of the intervention program. The student began to use pictograms to communicate with the teacher in two of the three routines investigated. The frequency of AAC use was also observed in the teacher‟s repertoire, especially when the student failed to understand gestures and words. The teacher positively evaluated the intervention program
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14451
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RosanaCG_DISSERT.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.