Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14482
Title: Práticas educativas escolares ancoradas às mídias tecnológicas: um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN
Authors: Macedo, Alda
Keywords: Práticas pedagógicas;Práticas educativas escolares;Mídias tecnológicas;Prácticas pedagógicas;Prácticas educativas escolares;Medios de comunicación tecnológicos
Issue Date: 24-Oct-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MACEDO, Alda. Práticas educativas escolares ancoradas às mídias tecnológicas: um estudo da contextualização da tecnologia na realidade de uma escola municipal em Natal/RN. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: Apresenta um estudo acerca das práticas educativas escolares ancoradas ao uso das mídias e tecnologias educacionais. Busca colocar em evidência, como os meios tecnológicos se constituem na atualidade, mais precisamente na educação. Como sujeitos sociais, as crianças da pesquisa fazem uso de mídias. Aborda temas referentes aos modos do olhar ao lugar de vivência das crianças, intermediadas por instrumentos técnicos, campos tecnológicos de múltiplas linguagens. A pesquisa levanta uma discussão de como podemos promover um encontro das práticas educativas escolares mediadas por meio tecnológicos, voltadas ao contexto educacional e à vivência dos alunos. A possível resposta de como o professor pode repensar o seu papel como educador e tentar construir, junto com o aprendiz, os conhecimentos de forma significativa
Abstract: Presenta un estudio acerca de las prácticas educativas en las escuelas ancladas a la utilización de los medios de comunicación y tecnologías educativas. Pretende dar a conocer, como los medios tecnológicos se constituyen en la actualidad, más precisamente en la educación. Como sujetos sociales, los niños de la investigación usan esos medios. Trata los problemas relacionados con las formas de ver el lugar de la vida de los niños, mediado por las herramientas técnicas, campos técnicos de varios idiomas. La investigación plantea una discusión de cómo podemos promover un encuentro de las prácticas escolares educativas mediados por la tecnología, aplicadas al contexto educativo y la experiencia de los estudiantes. La posible respuesta a cómo el maestro puede replantearse su papel como educador y tratar de construir, junto con el alumno, los conocimientos de manera significativa
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14482
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AldaM_DISSERT.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.