Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, João Maria Valença dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Adele Guimarães Ubaranapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:36:48Z-
dc.date.available2014-01-28pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:36:48Z-
dc.date.issued2013-10-18pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adele Guimarães Ubarana. Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14570-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de alfabetizaçãopor
dc.titleNão é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetizaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0487676081443927por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0350305925407630por
dc.contributor.referees1Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melopt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2887767376788158por
dc.contributor.referees2Mendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees3Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenespt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9793207619191846por
dc.description.resumoEsta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemáticapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Appears in Collections:PPGED - Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdeleGUS_DISSERT.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.