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Title: O cidadão técnico em enfermagem :analisando as mudanças na sua profissionalização
Other Titles: The nursing technician as a citizen: analyzing the changes in his professionalization
Authors: Silva, Edilene Rodrigues da
Keywords: Enfermagem-técnico-educação;Enfermagem-técnico-qualificação;Enfermagem-educação;Nursing-technician-education;Nursing-technician-qualification;Nursing-education
Issue Date: 22-Dec-2003
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Edilene Rodrigues da. The nursing technician as a citizen: analyzing the changes in his professionalization. 2003. 96 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Portuguese Abstract: Analisa as mudanças ocorridas no processo de qualificação profissional do Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal. Para tanto, resgata historicamente a educação profissional brasileira, a legislação pertinente a essa modalidade de ensino e os desdobramentos decorrentes da institucionalização da atual LDB. Assim, interpreta as falas dos egressos do curso de complementação da qualificação profissional do auxiliar para o técnico em enfermagem, no ano de 2002, expressas no discurso do sujeito coletivo e nas entrevistas individuais, à luz das referências teóricas, históricas e contextuais, as quais revelam mudanças no campo do saber-aprender, do saber-fazer, saber-ser e o despertar para outras mudanças, além dos desafios a ser enfrentados. Neste sentido, a enfermagem, partícipe de uma sociedade imersa no efervescente processo de mudança, interage social, política e profissionalmente nesse contexto, podendo vivenciar avanços ou retrocessos de acordo com a sua competência política
Abstract: The study analyzes the changes occurring in the professional qualification of the Nursing Technician in the Natal School of Nursing. It provides a historical discussion of Brazilian professional education, of the pertinent legislation in this type of teaching, and the repercussions related to the institutionalization of the Educational Directives Law. It interprets the discourse of the graduates of the complementary course of nursing auxiliary to nursing technician, for the year 2002, using the collective subject analysis and individual interviews. These revealed changes in the areas of knowledge-learning, knowledge-doing, knowledge-being, and an awakening to other changes besides the challenges being confronted. In this sense, nursing as a participant in a society that is effervescent with process changes, interacts socially, politically and professionally in this context, able to experience advances and retrogrades, depending on its political competency
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14828
Appears in Collections:PPGE - Mestrado em Enfermagem

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