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dc.contributor.advisorIngunza, Maria Del Pilar Durantept_BR
dc.contributor.authorPereira, Kiev Luiz de Araujopt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:48:13Z-
dc.date.available2013-04-24pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:48:13Z-
dc.date.issued2012-12-27pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Kiev Luiz de Araujo. STABILIZATION OF A SOIL WITH CEMENT AND ASH SLUDGE FOR USE IN PAVEMENT. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em MECÂNICA DAS ESTRUTURAS, ESTRUTURAS DE CONCRETO E ALVENARIA E MATERIAIS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14841-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSolo-cimento. Estabilização química de solo. Lodo de esgoto Calcinadopor
dc.subjectSoil-cement. Chemical stabilization of soil. sewage sludge Calcinedeng
dc.titleEstabilização de um Solo com Cimento e Cinza de Lodo Para Uso em Pavimentospor
dc.title.alternativeSTABILIZATION OF A SOIL WITH CEMENT AND ASH SLUDGE FOR USE IN PAVEMENTeng
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1599282539735738por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925954531585024por
dc.contributor.referees1Araújo, Gregório Luís Silvapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075465233665208por
dc.contributor.referees2Silva, Moacir Guilhermino dapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019484280783049por
dc.contributor.referees3Santos Júnior, Olavo Francisco dospt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1573496204231636por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo da estabilização química de um solo com cimento e a avaliação do uso de cinza de lodo como aditivo estabilizante, investigando o comportamento mecânico das misturas solo-cimento e solo-cimentocinza para uso em base e sub-base de pavimentos rodoviários. Os materiais envolvidos no estudo foram: solo silte-areno argiloso, cimento Portland comum e lodo esgoto calcinado de uma lagoa anaeróbia. A metodologia envolveu o estudo dos materiais, com ensaios de caracterização geotécnica do solo e mecânica das misturas solo-cimento e solo-cimento-cinza de lodo (SCCLE). As moldagens dos corpos de prova para o ensaio de compactação do solo e solo-cimento foram nas energias normal, intermediária e modificada e os teores de cimento adicionados ao solo foram 0%, 3%, 6% e 9%, no qual para cada traço/energia foram moldados 3 cp´s, sendo nesta etapa confeccionados 36 cp´s. A adição em percentual do cimento ao solo foi feita em relação massa do solo seco. Com os pontos da umidade retirados da curva de compactação do solo na energia normal, foram moldados 5 cp´s para o ensaio de CBR. O melhor resultado foi o do cp com umidade próxima a da umidade ótima. Seu valor foi de 6,13% e obteve-se expansão de 0,02%. Foi verificado a partir dos resultados do ensaio de CBR do solo a necessidade de sua estabilização tendo em vista que para o uso em camadas de vi sub-base e base são exigidos valores mínimos de 20% e 80% respectivamente segundo a especificação do DNER ES 301/97. No estudo da estabilização do solo foi utilizada como referência a resistência mínima à compressão simples para base e sub-base que é de 21 kgf/cm² de acordo com a especificação de serviço ES 305/97 do DNER. O traço T4I foi o escolhido para adição de cinza, composto por 91% de solo + 9% de cimento na energia intermediária, cuja resistência foi de 22,61 kgf/cm² e este valor lhe credenciou aos padrões de camadas de base e sub-base. A adição cinza de lodo foi feita nos percentuais de 5%, 10%, 20% e 30% e o percentual de cinza foi calculado em relação à massa do solo seco, tendo sido nesta fase moldados 12 cp´s. Foi observado incremento da RCS em todos os traços contendo a cinza, sendo mais satisfatório o traço T7I com um ganho de 25,87% de resistência em relação ao traço T4I de referência contendo solo-cimento. A partir do estudo de estabilização podemos inferir que o solo não é expansivo podendo ser usado em camadas de pavimentos após a estabilização com cimento e a cinza de lodo pode ser usada como aditivo estabilizante, visando reduzir os custos com o cimento e diminuir a poluição com o descarte do resíduo no meio ambientepor
dc.publisher.departmentMECÂNICA DAS ESTRUTURAS, ESTRUTURAS DE CONCRETO E ALVENARIA E MATERIAIS E PROCESSOS CONSTRUTIVOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
Appears in Collections:PPEC - Mestrado em Engenharia Civil

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