Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14931
Título: Um estudo da aplicação do conceito de risco na conscientização e conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre riscos de segurança e saúde ocupacional em laboratório de soldagem
Autor(es): Lucena Neto, João Galdino de
Orientador: Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Palavras-chave: Riscos;Segurança e saúde ocupacional;Conscientização;Ensino técnico
Data do documento: 6-Dez-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LUCENA NETO, João Galdino de. Um estudo da aplicação do conceito de risco na conscientização e conhecimento de estudantes de ensino técnico sobre riscos de segurança e saúde ocupacional em laboratório de soldagem. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão sobre a conscientização dos alunos que exercitam tarefas pratica de soldagem no laboratório da Instituição de Ensino CEFET-Pi em Teresina e Floriano e tem como objetivo principal investigar os fatores de riscos aos alunos, professores e funcionários que trabalham no laboratório. Trata-se de uma pesquisa empírica do tipo survey com uma amostra de n alunos do curso técnico profissionalizante de Tecnologia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí, na sua sede em Teresina em sua UNED de Floriano. Para a análise da conscientização foi utilizado o conceito de risco e comparado com uma medida direta de percepção dos alunos. Os principais resultados sugerem que os alunos tenham mais conhecimento, competência e conscientização para que não venha acontecer nenhum tipo de acidente com os mesmos. Estes resultados apontam para a pesquisa que mostra os riscos e que apontando para uma direção importante relacionada à necessidade de uma atuação mais direta e formalizada de assegurar a plena conscientização dos alunos para os riscos da atividade de soldagem
Abstract: This dissertation presents a discussion on the level of risk awareness of students who have welding practice in the laboratories at CEFET/PI, both in Teresina and Floriano. Its main goal is to investigate risk factors involving students, teachers and employees that work in these laboratories. It s an empirical survey, held among a certain amount of students from the course in Mechanic Technology. For data analysis, the concept of risk was compared to the students direct measure of perception. The main results suggest the students must be better informed, more risk aware and more competent, in order to avoid accidents. They also point to a strong need for a more formal and effective performance to assure full consciousness about the risks involving the welding practice.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14931
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoGLN.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.