Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14935
Title: Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
Other Titles: A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education
Authors: Silveira, Rogério Castelo Branco da
Keywords: Avaliação de desempenho;Balanced scorecard;Educação
Issue Date: 31-Aug-2009
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVEIRA, Rogério Castelo Branco da. A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education. 2009. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Portuguese Abstract: Esta Tese realiza um estudo de aplicação do modelo de Balanced Scorecard (BSC) para avaliar o desempenho de Instituições Federais de Educação Tecnológica no Brasil, organizações estas de governo e sem fins lucrativos. É feita uma revisão da teoria sobre BSC e sua aplicação a organizações sem fins lucrativos. Como principal resultado da revisão teórica é proposto um modelo conceitual de BSC para as Instituições em estudo com uma inversão da perspectiva principal do BSC da financeira para a perspectiva cliente/sociedade. Utiliza-se os dados de relatórios de gestão de treze instituições e aplicase uma análise de correlação de Pearson para verificar as relações de causa-efeito entre os indicadores usados na pesquisa. Os principais resultados sugerem que a titulação dos professores, a quantidade de professores em tempo integral, e a relação alunos/docente são boas explicadoras (causa-efeito) dos indicadores de resultados finais utilizados (qualidade do ensino, taxa de sucesso em conclusão, resposta à demanda, proporção de concluintes por alunos totais. Entretanto, o indicador custo-aluno, único indicador financeiro, não apresentou uma correlação razoável com qualquer dos indicadores finais, assim como a quantidade e qualidade dos livros existentes na instituição. Embora isso sugira uma necessidade de melhoria do modelo, o modelo geral adotado parece ser um ponto de partida satisfatório para um sistema de medição do desempenho baseado em BSC para o tipo de instituição pesquisada
Abstract: This Master of Science Thesis deals with a study on applying the BSC Balanced Scorecard to assess the performance of Federal Institution for Technological Education Institution in Brazil, a government organizations non for profit. It s accomplished a literature review in order to understand the BSC and its application to non for profit organizations and as a main result it is proposed a BSC conceptual model with an inversion of the main BSC perspective from financial to customer/society. It is used the annual management report of thirteen Institutions and applied a Pearson correlation analysis in order to verify a cause-effect situation between indicators. The main findings suggest that the model teachers qualification in terms of degree earned, quantity of teachers in full time job, and rate of students by teacher in full time job having good pearson correlation with the results expected of quality, throughput, social and demand response. However, the student unit cost use as the sole financial indicator did not get any reasonable correlation with the results, as so the quality and quantity of books in the libraries. Although it suggests a need for improvement in the model, the general model adopted appears to be satisfactory as a starting point to a BSC-like performance measuring system to this kind of Institutions
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14935
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RogerioCB.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.