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Título: Fatores condicionantes na formação de aglomerados no turismo :um estudo da perspectiva dos empresários em região do litoral do Nordeste do Brasil
Título(s) alternativo(s): Conditioning factors in the formation of clusters on tourism: according to the perception of the entrepreneurs in region of the northeast coast of Brazil
Autor(es): Rodrigues Júnior, Giovani
Orientador: Teixeira, Maria do Socorro Gondim
Palavras-chave: Turismo;Vantagens competitivas;Aglomerados turísticos;Estratégia;Tourism;Cluster;Competitive advantages;Strategy
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: RODRIGUES JÚNIOR, Giovani. Conditioning factors in the formation of clusters on tourism: according to the perception of the entrepreneurs in region of the northeast coast of Brazil. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: O turismo tem sido apresentando como uma alternativa de produção para determinadas regiões do País. Neste cenário, percebe-se que é necessário observar como cada localidade está situada para enfrentar o mundo globalizado e altamente competitivo. Este trabalho trata de uma pesquisa de campo junto aos empresários do litoral da Cidade de Parnamirim/RN. O principal objetivo da pesquisa foi analisar os fatores condicionantes na formação de aglomerados no turismo, na percepção dos empresários associados à Associação dos Empresários do Litoral de Parnamirim AELP, tendo como base as vantagens competitivas apresentadas no modelo de Porter, referente às condições dos fatores de produção; às condições da demanda; aos setores correlatos e de apoio; e à estratégia da empresa, estrutura e rivalidade. No tratamento estatístico, foram realizadas análise descritiva e análise cruzada. A pesquisa sugere a existência, segundo os líderes empresariais, de fatores determinantes geradores de vantagens competitivas, que integradas, podem reunir atributos que permitem a formação de um aglomerado turístico competitivo numa região do litoral do Nordeste do Brasil. A pesquisa também evidenciou uma forte dependência do empresariado das ações governamentais. As palavras-chave deste trabalho são: turismo, aglomerado turístico, vantagens competitivas e estratégia
Abstract: The tourism has been presented as an alternative of production for determined regions of the Country. In this scene, one perceives that it is necessary to observe where each locality is situated in order to face an highly competitive and globalized world. The data used on this work was collected on a field research with the entrepreneurs of the coast of the City of Parnamirim/RN. The main objective of this research was to analyze the conditioning factors in the formation of clusters on tourism, according to the perception of the entrepreneurs of the Association of the Entrepreneurs of the Coast of Parnamirim AELP, based on the competitive advantages showed on Porter s model, referring to the conditions of the production factors, the demand, the associated and support sector, the strategy and structure of the company. On the statistical treatment, descriptive analysis and crossed analysis were carried through. According to the data, the research suggests the existence of some determinative factors that can generate competitive advantages, that whwn integrated, can congregate attributes that allow the formation of a competitive tourist accumulation in a region of the northeast coast of Brazil. The research also evidenced that the entrepreneurs have a strong dependence of the governmental actions
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14964
Aparece nas coleções:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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