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Title: Estudo ergonômico do posto de atividade discente em instituição de ensino superior
Other Titles: Ergonomics study of student activity place on a higher education institution
Authors: Carvalho, Valdemir Galvão de
Keywords: Ergonomia;Conforto na sala de aula;Atividades discentes;Instituições de ensino superior;Ergonomics;Comfort in the classroom;Learning activity;Higher education institution
Issue Date: 19-May-2006
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Valdemir Galvão de. Ergonomics study of student activity place on a higher education institution. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Portuguese Abstract: Este pesquisa realizou um estudo ergonômico do posto de atividade discente de uma IES, foi aplicado um questionário com indicadores ergonômicos estruturado em escala intervalar de diferencial semântico de 0 a 10, em 290 alunos com idades entre 18 e 52 anos distribuídos por 5 cursos em 9 salas de aula, a amostra foi do tipo probabilística aleatória simples. As técnicas estatísticas empregadas foram a análise descritiva e a análise de clusters através do software statistica 5.0 considerando p £ 0,0500. Envolvendo as seguintes variáveis: Layout; Cores; Acústica; Iluminação; Temperatura; Postura; Mobiliário, e Equipamentos didáticos. Os resultados obtidos apontam para considerar que o layout das salas, a percepção de conforto acústico, a postura dos alunos e o mobiliário das salas de aula pesquisadas foram as condicionantes que mais se destacaram negativamente quanto à percepção de conforto do usuário. O NPS variou de 57,9 a 91,5 dB(A) valores acima do recomendado para salas de aula de acordo com a NBR 10152; NR 15; NR 17; Portaria nº 3214/1978, do Ministério do Trabalho e a literatura pesquisada. A Iluminação registrou intervalo de 139 a 966 Lux, valores fora dos limites de intervalo recomendado para salas de aula segundo a NBR 5413 e NR 17. A temperatura térmica registrou intervalo de 24° a 25,9ºC; a URA 41,6 a 79,1% e a velocidade do ar 0,1 a 1,0 m/s, valores acima do recomendado para salas de aula segundo a NBR 6401 e NR 17. A pesquisa sugere ainda que haveria associações entre dores no corpo a posturas dos alunos e o mobiliário das salas de aula. Os resultados sugerem pesquisas adicionais especialmente para as condições térmica e acústica das salas de aulaEste pesquisa realizou um estudo ergonômico do posto de atividade discente de uma IES, foi aplicado um questionário com indicadores ergonômicos estruturado em escala intervalar de diferencial semântico de 0 a 10, em 290 alunos com idades entre 18 e 52 anos distribuídos por 5 cursos em 9 salas de aula, a amostra foi do tipo probabilística aleatória simples. As técnicas estatísticas empregadas foram a análise descritiva e a análise de clusters através do software statistica 5.0 considerando p £ 0,0500. Envolvendo as seguintes variáveis: Layout; Cores; Acústica; Iluminação; Temperatura; Postura; Mobiliário, e Equipamentos didáticos. Os resultados obtidos apontam para considerar que o layout das salas, a percepção de conforto acústico, a postura dos alunos e o mobiliário das salas de aula pesquisadas foram as condicionantes que mais se destacaram negativamente quanto à percepção de conforto do usuário. O NPS variou de 57,9 a 91,5 dB(A) valores acima do recomendado para salas de aula de acordo com a NBR 10152; NR 15; NR 17; Portaria nº 3214/1978, do Ministério do Trabalho e a literatura pesquisada. A Iluminação registrou intervalo de 139 a 966 Lux, valores fora dos limites de intervalo recomendado para salas de aula segundo a NBR 5413 e NR 17. A temperatura térmica registrou intervalo de 24° a 25,9ºC; a URA 41,6 a 79,1% e a velocidade do ar 0,1 a 1,0 m/s, valores acima do recomendado para salas de aula segundo a NBR 6401 e NR 17. A pesquisa sugere ainda que haveria associações entre dores no corpo a posturas dos alunos e o mobiliário das salas de aula. Os resultados sugerem pesquisas adicionais especialmente para as condições térmica e acústica das salas de aula
Abstract: This research carried through an ergonomic study of the rank of learning activity of a IES, was applied a questionnaire with ergonomic pointers structuralized in scale to intervalar of semantic differential of 0 the 10, in 290 pupils with ages between 18 and 52 years distributed for 5 courses in 9 classrooms, the sample was of the simple random probabilist type. The used statistical techniques had been the descriptive analysis and the analysis of clusters through statistica software 5,0 considering p £ 0,0500. Involving the following 0 variable: Layout; Colors; Acoustics; Illumination; Temperature; Position; Didactic furniture, and Equipment. The gotten results point to consider that the layout of the rooms, the perception of acoustic comfort, the position of the pupils and the furniture of the searched classrooms had been the condicionantes that had been more distinguished negative how much to the perception of comfort of the user. The the 91,5 NPS varied of 57,9 dB(A) values above of recommended for classrooms in accordance with NBR 10152; NR 15; NR 17; It would carry nº 3214/1978, of the Ministry of the Work and searched literature. The Illumination registered interval of 139 the 966 Lux, values are of the limits of interval recommended for classrooms according to NBR 5413 and NR 17. The thermal temperature registered interval of 24° 25,9ºC; URA 41,6 79.1% and the 0.1 air speed 1,0 m/s, values above of recommended for classrooms according to NBR the 6401 and NR 17. The research still suggests that it would have associations between pains in the body the positions of the pupils and the furniture of the classrooms. The results suggest research especially add for the conditions thermal and acoustics of the classrooms
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14995
Appears in Collections:PPGEP - Mestrado em Engenharia de Produção

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