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Title: Desenvolvimento de software para simulação de motores com dispositivos de partida baseada na integração do atp com o toprede
Authors: Medeiros, Arthur Salgado de
Keywords: Dispositivos de partida. Partida de motores. ATP. TOpReDE
Issue Date: 3-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Arthur Salgado de. Desenvolvimento de software para simulação de motores com dispositivos de partida baseada na integração do atp com o toprede. 2012. 67 f. Dissertação (Mestrado em Automação e Sistemas; Engenharia de Computação; Telecomunicações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O transitório que envolve a partida de motores de médio e grande porte ligados no sistema elétrico das concessionárias distribuidoras de energia elétrica tem se situado, principalmente nos casos em que essas cargas estão localizadas em pontos mais remotos dos alimentadores, no conjunto dos principais problemas a serem resolvidos, dados os efeitos que as partidas dessas cargas impõem à qualidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores. O Software desenvolvido tem o objetivo de realizar a interação entre os softwares TOpReDE e ATP de forma que as redes de distribuição de energia elétrica contidas no banco de dados do TOpReDE - Técnicas de Otimização para Redes de Distribuição de Energia Elétrica (Programa desenvolvido, entre 2004 e 2005, pela base de pesquisa OSEE - Otimização em Sistemas de Energia Elétrica, que envolve professores dos departamento de Engenharia Elétrica e de Engenharia da Computação da UFRN) sejam convertidas para o formato de dados do ATP (Alternative Transient Program) programa que permite a simulação de transitórios eletromagnéticos em redes polifásicas, para que seja possível adicionar a estas redes de distribuição: motores elétricos de indução, dispositivos de partida de motores, cargas com potência constante e equipamentos de medição com o objetivo de detectar e analisar previamente, tanto graficamente (através do software PlotXY) quanto sob a forma de relatórios, possíveis distúrbios causados a estas redes mediante a partida de motores
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15450
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