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Title: Avaliação por pig de perfilagem de danos superfciais nos materiais das paredes de dutos de petróleo
Authors: Sabino, João Marcos
Keywords: Inspeção de duto;Pig de inspeção;Avaliação da integridade estrutural;Avaliação de dano;Pipeline inspection;Inspection pig;Structural integrity evaluation;Damage evaluation
Issue Date: 11-Sep-2009
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SABINO, João Marcos. Avaliação por pig de perfilagem de danos superfciais nos materiais das paredes de dutos de petróleo. 2009. 67 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
Portuguese Abstract: A moderna tecnologia de materiais e de integridade estrutural de dutos pressupõe o uso de ferramentas de inspeção denominadas pigs de inspeção para detectar, localizar e medir comprimento, largura e profundidade das perdas de espessura de parede de dutos em serviço enterrados ou submersos. Essas ferramentas os percorrem internamente, realizando e registrando medições, com desempenho que varia de acordo com a tecnologia do pig. Recentemente foi desenvolvida uma tecnologia de pig de inspeção, chamada de pig de perfilagem. O objetivo desta pesquisa é indicar fatores que influenciam o desempenho da tecnologia de pig de perfilagem na detecção e na exatidão de medição de comprimento, largura e profundidade de perdas de espessura na superfície interna da parede de um oleoduto, em condições normais de inspeção de oleodutos com pig. Neste trabalho, faz-se um levantamento de tais fatores e uma análise desta tecnologia, baseados na literatura disponível, bem como um experimento para observar a tecnologia e fatores operando. No experimento, utiliza-se um pig de perfilagem em um duto construído em aço carbono e em operação escoando petróleo, no qual se constata áreas com perdas de espessura internas ocorridas naturalmente. Algumas destas áreas e suas dimensões, medidas por varredura de ultra-som automatizado, são comparadas com as indicadas pelo pig de perfilagem. Com base no levantamento, na análise e no experimento, discute-se a influência de fatores objetos desta pesquisa. Conclui-se que, entre estes, ocorrem fatores relacionados à tolerância de fabricação dos tubos, ao desgaste de componentes do pig, ao desgaste adesivo interno ao duto, a outros danos no duto e a características da tecnologia. Por fim, são sugeridas ações para conhecer melhor, aprimorar e delimitar a aplicabilidade desta tecnologia
Abstract: The modern technology of materials and structural integrity of pipelines requests the use of inspection tools named inspection pigs to detect, localize and measure the length, width and depth dimensions of the thickness losses of walls of buried and underwater pipelines in service. These tools run them internally, performing and recording measurements, with performance that varies according to the pig s technology. It has been developed recently an instrumented pig technology, called feller pig. This work aims to indicate factors that influence the feller pig technology performance in the detection and in the accuracy of measurement of the length, width and depth dimensions of the thickness losses on the internal surface of an oil pipeline wall under normal conditions of oil pipe inspection with pig. In this work, is made a collection of factors and an analyses of the technology based on the available literature, as well as an experiment to observe the technology and the factors operating. In the experiment, a feeler pig is used in a pipeline built in carbon steel and in operation that flows petroleum, in witch are observed areas with internal thickness losses occurred naturally. Some of these areas and their dimensions taken by automated ultra-sound scanner are compared with the ones indicated by the feller pig. Based on the data collection, on the analysis and on the experiment, the influence of factors object of this research is discussed. It is concluded that, among these, there are factors related to pipe fabrication tolerances, to wear of pig components, to internal adhesive wear of pipeline, to other pipeline damages and to technology characteristics. Finally, actions are suggested to know better, improve and define the applicability of this technology
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15589
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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