Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Ivanise Cortez de Sousapt_BR
dc.contributor.authorOliveros, Paula Bergantinpt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.available2014-02-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.issued2013-07-31pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEROS, Paula Bergantin. Ensino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologia. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16102-
dc.description.abstractNormally initial teacher training has not been sufficient to provide all the tools for an updated and efficient teaching practice. It is presented here one of the ways of working the completion of the initial training through a course of continuing education. This course is based on inquiry teaching which is considered an important teaching strategy for science education. This kind of teaching enables improvement of students reasoning and cognitive skills, the cooperation among them, the understanding of the nature of scientific work, and the motivation to think about the relationship between science, technology, society and environment. For this dissertation a course of continuing education based on this approach was followed in order to evaluate which contributions it can bring to the teaching practice. The course was followed based on three stages: on the first there was a questionnaire and an informal interview; next it happened through participant observation with audio and visual aid; the third stage happened through semi structured interview. The collected information was analyzed based on Content Analysis. An inquiry teaching pedagogical material was produced for the course including some examples and applications of this approach. The aim of the material is that it can be a support for the teachers after de course. The results allowed seeing that the course was very useful, different from the traditional and the teachers that put the approach to use found it to be very positive. Thus it can be said that some of the teachers who participated will try again to apply it, try to contextualize more the teaching situations with the students day to day life, as well make them more active and critic. We can also gather from the study, that the inquiry teaching is a very different tool from what the teacher was taught and is accustomed to use and the theoretical comprehension, acceptance and practice change is a complicated process and demands timeeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada. Ensino por investigação. Prática docentepor
dc.subjectContinuing education. Inquiry teaching. Teaching practiceeng
dc.titleEnsino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologiapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9646832987400523por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5126340528077248por
dc.contributor.referees1Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4511989641459455por
dc.contributor.referees2Leite, Raquel Crosara Maiapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669765409761636por
dc.description.resumoNormalmente a formação inicial não tem sido suficiente para proporcionar todas as ferramentas para uma prática docente atualizada e eficaz. Aqui se apresenta uma das maneiras de se trabalhar a complementação da formação inicial: um curso de formação continuada. Neste curso trabalha-se o ensino por investigação que vem sendo considerado como uma importante estratégia didática para realizar o ensino de ciências. Essa perspectiva de ensino possibilita: o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, a cooperação entre eles, a compreensão da natureza do trabalho científico e o pensamento nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Para essa dissertação se busca caracterizar quais contribuições um curso de formação continuada, baseado no ensino por investigação, traz para a prática de ensino. Para tal foi acompanhado o desenvolvimento dos professores durante e após o curso. O acompanhamento ocorreu em três etapas: a primeira com a aplicação de um questionário e uma entrevista informal; a seguinte por meio da observação participativa do curso com auxílio audiovisual; a terceira com uma entrevista semiestruturada. O material coletado foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Para os professores cursistas foi produzido um material didático com base na pesquisa bibliográfica sobre o ensino por investigação. Ele apresenta uma fundamentação do ensino por investigação incluindo também alguns exemplos e aplicações dessa abordagem, para que possa servir de ponto de apoio para os professores após o curso. Com a análise dos resultados, percebeu-se que o curso foi tido como muito proveitoso, diferente do tradicional e os que aplicaram obtiveram resultados muito positivos com seus alunos. Assim acredita-se que alguns docentes que participaram da formação tentarão aplicar novamente uma atividade investigativa, procurarão contextualizar mais as situações de ensino com o cotidiano do aluno, bem como torná-lo mais ativo e crítico. Além disso, conclui-se que o ensino por investigação é uma ferramenta didática bastante diferente do que o docente foi apresentado na sua formação e utiliza no dia a dia, assim a compreensão do embasamento teórico, a aceitação e mudança da prática docente para aplicação de uma aula investigativa é um processo que demanda um esforço adicional por parte do professorpor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PaulaBO_DISSERT.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.