Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Neto, João Gomes dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, José Milson dospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:43Z-
dc.date.available2009-03-10pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:43Z-
dc.date.issued2008-09-29pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, José Milson dos. O gênero crônica na sala de aula do ensino médio. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16145-
dc.description.abstractIn this work we present the results of a research that aims to study the chronicle gender produced in a class of native language. The texts were written by students of a high-school class, under the orientation of the teacher who conducted a didactic sequence in order to explore this gender. In our analysis we observed aspect such as the structure of the general structure of the texts, types of speech and linguistic sequences, some mechanisms of textualization and the characteristics of the gender. In order to attain that, we adopted the theoretical presuppositions of Textual Linguistics and of the Socio-discursive Interactionism, grounding the study of texts and gender in Bronckart (2003; 2006) and Koch (2002; 2004). As a background of the Chronicle Gender we used the studies of Coutinho (1987); Moisés (2003); Sá (2005); Bender; Laurito (1993); Melo (1994); Cândido et al. (1992) among others. The corpus, made up of 15 texts, showed that the narrative is the most used linguistic sequence in the producing of the texts, the discursive world prevailing in the narrative and some instances of the world of exposing. As for the gender characteristics, the daily life was used in order to amuse the reader and make him to reflect upon the daily life. Humor, irony, social criticism and colloquial language were also observed in the texts produced by the students. Although some texts presented the characteristics of the gender, explored in the classroom, some were typically school narratives. That make us believe that a work with textual production under the approach of a text gender is viable, but it is not consolidated yet in many schools as the main object of the central teaching of the Portuguese language. This make us defend a better systematization of the teaching contents having as the main point the reading practice and text production in order to contribute for the growing of the students´ discursive potentialities and, therefore, their effective participation in the language social practiceseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero de textopor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEnsino de línguapor
dc.subjectText gendereng
dc.subjectChronicleeng
dc.subjectText producingeng
dc.subjectLanguage teachingeng
dc.titleO gênero crônica na sala de aula do ensino médiopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5831161953185088por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2por
dc.contributor.referees1Rodrigues, Maria das Graças Soarespt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9por
dc.contributor.referees2Souza, Gilton Sampaio dept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5por
dc.description.resumoNesta dissertação, apresentamos os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é estudar o gênero crônica produzido na aula de língua materna. Os textos foram produzidos pelos alunos de uma turma de ensino médio, sob a orientação da professora, que conduziu uma seqüência didática para explorar esse gênero. Na análise, observamos aspectos como a infra-estrutura geral dos textos tipos de discurso e de seqüências lingüísticas, alguns mecanismos de textualização - e as características do gênero. Para isso, adotamos os pressupostos teóricos da Lingüística de Texto e do Interacionismo sociodiscursivo, fundamentando os estudos de texto e de gêneros em Bronckart (2003; 2006) e Koch (2002; 2004). Para embasamento sobre o gênero crônica, utilizamos os estudos de Coutinho (1987); Moisés (2003); Sá (2005); Bender; Laurito (1993); Melo (1994); Cândido et al. (1992), entre outros. O corpus, constituído de quinze textos, revelou a narrativa como a seqüência lingüística mais usada na planificação dos textos produzidos, o mundo discursivo predominante da narração, e algumas ocorrências do mundo do expor. Em relação às características do gênero, a temática do cotidiano fez-se notar com a finalidade de divertir o leitor e levá-lo a refletir sobre o cotidiano. Humor, ironia, crítica social e linguagem coloquial também foram características observadas nos textos dos alunos. Embora muitos textos tenham apresentado as características do gênero, explorado em sala de aula, alguns apresentaram-se, ainda, como narrativas tipicamente escolares. Isso nos faz crer que o trabalho com produção textual, sob o enfoque de um gênero de texto é viável, mas ainda não está consolidado, em muitas escolas, como objeto de ensino central da disciplina língua portuguesa, o que nos faz defender um redirecionamento e uma melhor sistematização dos conteúdos de ensino, tendo como foco a prática de leitura e a produção de textos, tendo em vista contribuir para a ampliação das potencialidades discursivas dos alunos e, por conseguinte, de sua participação efetiva nas práticas sociais de linguagempor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoseMS.pdf732,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.