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dc.contributor.advisorCosta, Marcos Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ricardo Yamashitapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:52Z-
dc.date.available2012-01-13pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:52Z-
dc.date.issued2011-09-16pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ricardo Yamashita. Construções metafóricas de vida e morte: cognição, cultura e linguagem. 2011. 79 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16204-
dc.description.abstractEn esta investigación, tratamos de poner de relieve los aspectos cognitivos y culturales que subyacen a las metáforas en el lenguaje. Partimos de la premisa de que nuestra comprensión a cerca del mundo se construye socio-cognitivamente, sendo la metáfora un elemento clave de esta construcción. Por lo tanto, tenemos la intención de mirar debajo de la teoría de la Teoría Cognitiva de la Metáfora, visto desde el análisis del poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, la metáfora de la vida y muerte, inferíveis en el corpus forma patrones discursivos, llamado por nosotros como el Construccionismo del Bloques. Estas metáforas se encuentran en el nivel conceptual de nuestro lenguaje, emitido por modelos cognitivos idealizados, y mostrar las relaciones entre la lengua, la cultura y la cognición. Vemos una red de integración que implica la metáfora primaria llamada, elaborado a partir de los esquemas y los dominios conceptuales y metáforas congruentes, con la participación de la noción de marco.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectCultura.por
dc.subjectLa metáforaspa
dc.subjectLa cogniciónspa
dc.subjectLa cultura.spa
dc.titleConstruções metafóricas de vida e morte: cognição, cultura e linguagempor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3306875710446682por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9por
dc.contributor.referees1Duque, Paulo Henriquept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409894285408135por
dc.contributor.referees2Vereza, Solange Coelhopt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1618071167867539por
dc.description.resumoNesta pesquisa, buscamos evidenciar os aspectos cognitivos e culturais subjacentes às metáforas presentes em um corpus literário. Partimos da premissa de que nosso entendimento acerca do mundo é construído sociocognitivamente, sendo a metáfora um elemento-chave dessa construção. Desse modo, pretendemos, sob o olhar teórico da Teoria Cognitiva da Metáfora, constatar, a partir da análise do poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, que as metáforas de VIDA e MORTE, inferíveis no corpus em questão, formam Padrões Discursivos, denominados por nós como Blocos Construcionais. Tais metáforas estão no nível conceptual de nossa linguagem, formuladas através de Modelos Cognitivos Idealizados, e evidenciam as inter-relações entre linguagem, cultura e cognição. Percebemos uma rede de integração que envolve as chamadas metáforas primárias, formuladas a partir de esquemas e domínios conceptuais, e as metáforas congruentes, que envolvem a noção de frame.por
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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