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Title: Processos cognitivos que operam na construção da referência: uma análise das produções textuais elaboradas na EaD - UFRN
Authors: Diniz, Emanuelle Pereira de Lima
Keywords: Processos cognitivos;Construção de sentido;Referência;Educação a distância;Cognitive processes;Construction of meaning;Reference;Distance Education
Issue Date: 16-Mar-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DINIZ, Emanuelle Pereira de Lima. Processos cognitivos que operam na construção da referência: uma análise das produções textuais elaboradas na EaD - UFRN. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: Sob os pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva contemporânea, analisamos os processos cognitivos subjacentes à construção da referência no texto. Para tanto, escolhemos como corpus as produções textuais escritas de graduandos da Secretaria de Educação a Distância/UFRN dispostas nas seções de respostas das atividades avaliativas presenciais e em atividades desenvolvidas no ambiente virtual moodle. Essas atividades e textos foram produzidos na disciplina de Leitura, Interpretação e Produção Textual, ministrada nos cursos de Química, Física, Matemática, Biologia e Geografia, que monitoramos durante o período de 2008.1 a 2010.1. Através da análise das produções discursivas, ficou evidente que a construção da referência se dá por meio da ativação e manipulação de informações adquiridas através de nossas vivências perceptuais e sociais. Desse modo, ratificamos o pressuposto cognitivista de que as pistas linguísticas disponíveis nos textos das atividades funcionam como guias de sentido que ativam domínios cognitivos no processo da construção da referência
Abstract: Beneath the theoretical assumptions of Cognitive Linguistics contemporary, we analyze the cognitive processes underlying the construction of the reference in the text. To do so, we choose as corpus the written textual productions of undergraduates at the Department of Distance Education/UFRN provided in sections of responses of presential evaluation activities and activities in the Moodle virtual ambience. These activities and texts were produced in the discipline of Reading, Interpretation and Textual Production taught in the courses of Chemistry, Physics, Mathematics, Biology and Geography we monitor during the period of 2008.1 to 2010.1. Through the analysis of discursive productions, it was evident that the construction of the reference is made by means of the activation and manipulation of information acquired through our perceptual and social experiences. Thus, we confirm the cognitive assumption that the linguistic clues available in the texts of the activities serve as guides towards cognitive domains that activate the process of building reference
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16228
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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