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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria das Graças Soarespt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Emiliana Souza Soarespt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:56Z-
dc.date.available2012-11-05pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:56Z-
dc.date.issued2012-03-08pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Emiliana Souza Soares. A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16232-
dc.description.abstractThis research is inserted in Textual Analysis of Discourses (from now on, TAD), elaborated by linguist J-M Adam and developed nowadays by scholars from Brazilian textual linguistic. ATD consists of a theoretical and descriptive perspective from Textual Linguistics that is concerned about a theoretical and methodological position which sets Textual Linguistics in the most extensive Discourse Analysis panorama. In this work, on the enunciative level of text we investigate: the enunciative responsibility (ADAM, 2008) in 14 examples of the academic genre paper published in the journal Ao Pé da Letra and written by university students from degree in Language. The research is oriented by the studies about enunciative responsibility by Adam (2008, 2010), Rabatel (2010), Guentchéva (1994), the perspective of discursive heterogeneity by Authier-Revuz (2004). We established as general objective: (1) Analyzing the occurrence of the (not) assumption of enunciative responsibility in the academic genre paper . The analysis followed the qualitative paradigm on an interpretative basis. The conclusions show, therefore, the excerpts of the discursive genre used to present the analysis reveal a particular nature of using the recourse to the discourse of several knowledge sources that many times can (not) be assumed by the enunciator.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResponsabilidade enunciativapor
dc.subjectGênero acadêmicopor
dc.subjectArtigo científico.por
dc.subjectEnunciative responsibilityeng
dc.subjectGenreseng
dc.subjectPaper.eng
dc.titleA (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letraspor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0124085256630446por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9por
dc.contributor.referees1Marquesi, Sueli Cristinapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6803520489692073por
dc.contributor.referees2Galvão, Marise Adriana Mamedept_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1829337364208280por
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), elaborada pelo linguista J-M Adam e desenvolvida, atualmente, por estudiosos brasileiros no contexto da Linguística do Texto. A ATD constitui uma perspectiva teórica e descritiva do campo da Linguística Textual que se preocupa com um posicionamento teórico e metodológico situado no quadro mais amplo da Análise do Discurso. Neste estudo, investigamos no nível enunciativo do texto, a responsabilidade enunciativa em 14 exemplares do gênero acadêmico artigo científico, publicados na Revista Ao Pé da Letra e escritos por estudantes universitários da Graduação de Letras. A pesquisa é orientada a partir dos estudos sobre responsabilidade enunciativa de Adam (2008, 2010), de Rabatel (2009), de Rodrigues (2010), de Guentchéva (1994), da perspectiva da heterogeneidade discursiva de Authier-Revuz (2004). Foi estabelecido, como objetivo geral, analisar a ocorrência da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico. Na metodologia caracterizamos o referido gênero e as abordagens de gêneros desenvolvidas por Bakhtin (1992), por Bazerman (2005) e por Marcuschi (2005). A análise seguiu o paradigma qualitativo de base interpretativista. As conclusões revelam, portanto, que os excertos do gênero discursivo usado para apresentar a análise têm uma natureza própria de utilização do discurso de diversas fontes do saber que muitas vezes podem ser (não) assumidas pelo enunciador.por
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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