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dc.contributor.advisorSilva, Josimey Costa dapt_BR
dc.contributor.authorFreire, Libny Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:06:58Z-
dc.date.available2013-04-03pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:06:58Z-
dc.date.issued2012-06-22pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Libny Silva. Forró eletrônico: uma análise sobre a representação da figura feminina. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16241-
dc.description.abstractUnderstanding music as a social manifestation, able to represent the time and culture along with their uses and mores, we look at the female figure in the electronic forró genre. Through a reading of the two genres musical and feminine we seek to identify the discourses present in the compositions, which refer to the feminine with thematic and/or terms referring to women. The study focuses on the compositions between 2009 to 2010 which became hits, ie.: those which have attained the highest number of listeners to 96 FM in a program named Paradão 96, broadcasted daily in the city of Natal/RN. Grounded in such concepts as cultural industry, mass culture, folkcommunication and gender, we analyze the processes of meaning production as a result of using the female figure and more accurately, about the representation of women through the discourse of this specific genre. We have chose the descriptive research with a qualitative approach and Discourse Analysis as a technique to identify the terms that refer to women, reflecting on what would be the possible meanings found in these speeches. We point out that in our investigation the female figure turned into a sexual object, erotic and submissive, in their turn, attributes usually given to women, was not a predominant result in the speech of electronic forró gender. With a variant thematic some playful and others about the betrayal of women we have identified that, to the surprise of many, including ourselves, romantic love was the one who led the audience requests during our time frame and that the female figure has several facets within the studied genreeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica, Mulher. Produção de sentido. Forró eletrônico. Folkcomunicaçãopor
dc.subjectMusic, Women. Production of meaning. Electronic forró. Folkcommunicationeng
dc.titleForró eletrônico: uma análise sobre a representação da figura femininapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3861228977793228por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452por
dc.contributor.referees1Lima, Maria érica de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6732708640687417por
dc.contributor.referees2Trigueiro, Osvaldo Meirapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095613633513383por
dc.description.resumoCompreendendo a música como uma manifestação social, capaz de representar a época e a cultura juntamente com seus usos e costumes, lançamos nosso olhar sob a figura feminina presente no gênero forró eletrônico. Através de uma leitura dos dois gêneros musical e feminino buscamos identificar os discursos, presentes nas composições, que remetem ao universo feminino com temática e/ou termos referentes à mulher. O estudo se concentra nas composições realizadas no período de 2009 a 2010 e que se tornaram hits, ou seja, as que atingiram o maior número de ouvintes da Rádio 96 FM através do programa Paradão 96, veiculado diariamente na cidade do Natal/RN. Embasados por conceitos como indústria cultural, cultura de massa, folkcomunicação e gênero, analisamos os processos de produção de sentido como decorrência da utilização da figura feminina e mais exatamente, acerca da representação da mulher através dos discursos do forró eletrônico. Optamos pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e a análise do discurso como técnica, a fim de identificar os termos que se referem à mulher, refletindo sobre quais as significações possíveis encontradas nesses discursos. Apontamos que em nossa investigação não predominou uma figura feminina transformada em objeto sexual, erotizada e submissa, atributos dados à mulher, presentes nos discursos do forró eletrônico. Com temáticas variantes algumas lúdicas e outras acerca da traição feminina identificamos que, para a surpresa de muitos, inclusive nossa, o amor romântico foi quem liderou os pedidos da audiência durante o nosso recorte temporal e que a figura feminina possui diversas facetas dentro do forró eletrônicopor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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