Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16407
Title: Mídia e produção de sentido: a reconfiguração da indústria da música e as estratégias discursivas da associação cultural DoSol
Authors: Queiroz, Tobias Arruda
Keywords: Estudo da mídia;Produção de sentido;Indústria da música;Festival independente;Dosol;Media studies;Meanings production;Music industry;Independet festival;Dosol
Issue Date: 13-Apr-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: QUEIROZ, Tobias Arruda. Mídia e produção de sentido: a reconfiguração da indústria da música e as estratégias discursivas da associação cultural DoSol. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias discursivas do endereço eletrônico www.dosol.com.br, em busca de compreender os elementos presentes para a manutenção de público e de atividades mercadológicas. A partir da Análise de Discurso de linha francesa, investigamos os editoriais veiculados em seu endereço eletrônico www.dosol.com.br, durante o ano de 2010, e promovemos um diálogo com os pesquisadores e estudiosos das áreas da música, mídia e comunicação. A observação participante também se encontra presente, embora de maneira sutil, na percepção e visão crítica do nosso objeto pesquisado onde confrontamos situações e incrementamos, a partir dos diálogos com os teóricos, boa parte das considerações finais. Os resultados obtidos apontam-nos para um discurso calcado em políticas afirmativas e no capital social, com o intuito de manter/seduzir seu público, com o efeito de sentido pretendido de credibilidade, por parte das fontes produtoras do site. O fator econômico transita de forma constante em seu discurso, proporcionando ao enunciador o perfil de um empresário/produtor cultural. Por se tratar de um mercado de nicho, o Dosol tem papel fundamental dentro da indústria da música, dando vazão à produção cultural regional e local. Por outro lado, observa-se que sua sustentabilidade e visibilidade midiáticas, como se encontram hoje, dependem decisivamente das Leis de Incentivo à Cultura, o que denota uma ausência de política cultural regional a médio/longo prazo, no Rio Grande do Norte
Abstract: This dissertation aims to analyse discursive strategies from Dosol in order to understand the present elements to keep its audience and the marketing activities. Based on French line of discourse analysis We look into the articles posted on its website at http://www.dosol.com.br within 2010 and We foment dialogues among music, media and communications researchers. Participant observation is slightly used on the critical perception and views of researched object to confront situations and step up, with theorists, the major part of closing remarks. The obtained results indicate a website speech paved on afirmative policies and social capital, trying to keep/seduce its audience with the efect of the intended credibility meaning. The economic factor wanders the speech so often that the speaker assumes a entrepreneur/cultural producer. As a niche market, Dosol assumes a main role in music industry for releasing the regional and local cultural production. On the other hand, it is noticeable that its sustainability and media visibility, as it is seen today, depends on the laws tor promote Culture, what denotes a lack of a regional cultural policies to medium and long term at Rio Grande do Norte
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16407
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TobiasAQ_DISSERT.pdf4,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.