Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Maria Helena Braga e Vaz dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lady Dayana Silva dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:08:33Z-
dc.date.available2013-03-04pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:08:33Z-
dc.date.issued2012-02-15pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lady Dayana Silva de. Cinema itinerante no Rio Grande do Norte: aspectos da recepção. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16411-
dc.description.abstractIn itinerant film projects made in Brazil, the unique experience of watching movies on the big screen is held in open spaces, through the establishment of a contemporary ritual, under which the presence of spectators is primordial. Considering this dynamic of the performance of itinerant cinema, the main objective of this research is to analyze the process of reception of the spectators of the sessions of Cine Sesi Cultural, conducted by the Social Service Industry - Sesi, in Rio Grande do Norte state. The body of research was composed by the audience of the movie sessions of the edition developed in 2010. Analyses were made from the look on the specific audience of open sessions of this cinema project throughout a case study. Theoretical authors of Latin American as Jesus Martin-Barbero, Guillermo Orozco, Eliseo Veron and Nestor Garcia Canclini, which have important theoretical basis for the analysis of research on the cinematographic reception of the spectators, were taken as a basis. In this discussion are associated with contributions from Brazilian authors as Roseli Paulino, Fernando Mascarello, Mauro Wilton Souza, Nilda Jacks and Carolina Escostesguy. Besides the reception study, the research focuses on aspects that relate to and explain the circumstances in which itinerant cinema emerges as an alternative exhibition, for example, the context of the exhibition of films in the country, lack of public policies in the audiovisual sector, and mainly the closing of movie theaters in the inner cities of the country and the consequent migration of these rooms to the malls. Seeking to reduce the existing gap in the studies of the reception of spectators to the cinema in the country, this research presents a deeper analysis of the reception of the public of the itinerant cinema as a contribution to an important database for the diagnosis of projects such as the Cine Sesi Culturaleng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação. Cinema itinerante. Recepção cinematográficapor
dc.subjectCommunication. Itinerant cinema. Cinematographic receptioneng
dc.titleCinema itinerante no Rio Grande do Norte: aspectos da recepçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Mídiapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2849520701741705por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5114110813711387por
dc.contributor.referees1Santana, Gilmarpt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2957801541347646por
dc.contributor.referees2Silva, Josimey Costa dapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7619869688485452por
dc.contributor.referees3Reis Filho, Osmar Gonçalves dospt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880465509972947por
dc.description.resumoNos projetos de cinema itinerante realizados no país, a experiência única de assistir a filmes na grande tela é realizada em espaços ao ar livre, com o estabelecimento de um ritual contemporâneo, em que a presença dos espectadores é fundamental. Considerando esta dinâmica de realização do cinema itinerante, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de recepção dos espectadores das sessões de cinema do projeto Cine Sesi Cultural, realizado pelo Serviço Social da Indústria SESI, no Rio Grande do Norte. O corpus da pesquisa foi composto pelo público das sessões de cinema do projeto na edição desenvolvida no ano de 2010. As análises foram feitas a partir do olhar sobre o público das sessões abertas de filmes desse projeto através de um estudo de caso. O referencial teórico consta de autores latino-americanos como Jésus Martín-Barbero, Guillermo Orozco, Eliseo Veron e Nestor García Canclini, que apresentam bases teóricas importantes para as análises da pesquisa sobre a recepção cinematográfica dos espectadores de cinema. Nesta discussão, estão associadas também contribuições de autores brasileiros como Roseli Paulino, Fernando Mascarello, Mauro Wilton Souza, Nilda Jacks e Carolina Escostesguy. Além do estudo de recepção, há debruçamento sobre aspectos que se relacionam com e explicitam as circunstâncias em que o cinema itinerante surge como alternativa de exibição, como, por exemplo, o contexto da exibição de filmes no país; a escassez de políticas públicas no setor audiovisual; e, principalmente, o fechamento das salas de exibição de filmes nas cidades do interior do país e a consequente migração dessas salas para os shopping centers. No intuito de diminuir a lacuna existente nos estudos sobre a recepção de cinema no país, esta pesquisa apresenta uma análise mais aprofundada da recepção do público do cinema itinerante com a perspectiva de contribuir para uma base de dados importante para um diagnóstico de projetos como o Cine Sesi Culturalpor
dc.publisher.departmentComunicação midiática: práticas sociais e produção de sentidopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LadyDSO_DISSERT.pdf3.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.