Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16417
Title: Publicidade e moda: um estudo sobre a materialidade da mídia e a produção de sentido na revista ffw>>mag!
Authors: Moura, Nayana Gurgel de
Keywords: Materialidade da Comunicação;Semiótica;Revista;Moda;Ffw>>mag!;Materiality of Communication;Semiotics;Magazine;Fashion;Ffw>> mag!
Issue Date: 16-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA, Nayana Gurgel de. Publicidade e moda: um estudo sobre a materialidade da mídia e a produção de sentido na revista ffw>>mag!. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação midiática: práticas sociais e produção de sentido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa se propõe a analisar a convergência entre comunicação e moda, que se manifesta na materialidade da mídia impressa, e como a linguagem proveniente desse suporte influencia na produção de sentido por parte do público alvo, que se concretiza no corpus de pesquisa composto por seis revistas ffw>>mag! referentes ao ano de 2011. O mecanismo conceitual aplicado busca investigar a produção de sentido partindo das características físicas antes de se interpretar o conteúdo da mensagem. Para tanto, empregamos a Teoria das Materialidades da Comunicação, que oferece um aparato investigativo dos meios em seu caráter material, e estes como influência nos processos e atos comunicativos. Metodologicamente, adotamos a Teoria Semiótica de origem peirceana, uma vez que seu foco de estudo reside na análise dos possíveis processos de produção de sentido. Por meio da Semiótica, alcançamos os níveis interpretativos que permitam solucionar as indagações provenientes dos objetivos da pesquisa, identificando e delineando os esquemas cognitivos e de inteligibilidade vinculados aos discursos provenientes da materialidade da mídia. As análises articuladas aos conceitos e teorias empregados neste trabalho apontam para a confirmação de que a materialidade da mídia revista comunica aos leitores na mesma intensidade que seu conteúdo. Ela disponibiliza uma prévia do conteúdo e informa as intenções da publicação, tanto pelo lado comercial, caracterizando o público consumidor que ela almeja, quanto do lado conceitual, demonstrando as ideias que deseja transmitir, onde a convergência da comunicação com a moda se manifesta na materialidade da mídia por meio da escolha dos materiais e formas de acabamentos e principalmente pela seleção e manipulação de imagens técnicas e cores provenientes dos ciclos da moda
Abstract: The proposal of this research is to analyze the convergence between fashion and communication shown on the materiality of the print media, and how the language from the supporter influences on the production of sense by the target market. Made real in the research corpus comprised of six ffw>>mag! magazines from the year 2011. The applied conceptual mechanism tries to investigate the production of sense from the physical attributes before interpreting the message s content, to do so, the Materiality of Communication is used, which offers an investigative apparatus of the media in its material shape, and those as influences in the communicative acts and processes. Methodologically, we adopt the Peircean Semiotics Theory, for its study focus on the analysis of the possible processes of production of sense. Through Semiotics we achieve the interpretative levels that allow us to clarify the questionings that come from the research s objectives, identifying and tracing the cognitive and intelligibility schemes bound to the media speeches of materiality. The analysis coordinated to the concepts and theories employed in this study point to a confirmation that the materiality of the reviewed media communicates to the readers in the same intensity as its content, provides a preview of the content and notifies the intentions of the publication. In the commercial way, characterizing the target audience it craves, and also in the conceptual way, demonstrating the ideas it wants to communicate. Where the convergence between communication and fashion unfolds as the materiality of the media by the choice of the materials and finishing options, and mainly by the selection and manipulation of technical images and colors from the cycles of fashion
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16417
Appears in Collections:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NayanaGM_DISSERT.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.