Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16434
Title: O Planejamento estratégico sem plano: ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal
Authors: Silva, Eugênio Ribeiro
Keywords: Planejamento Estratégico de Cidades. Ícones Urbanos. Dinâmica Imobiliária. Natal;Strategic city planning. Urban icons. Real estate development. Natal
Issue Date: 2-May-2012
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Eugênio Ribeiro. O Planejamento estratégico sem plano: ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Cidades e dinâmica urbana; Estado e políticas públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Portuguese Abstract: O modelo de planejamento estratégico de cidades chegou à América Latina e passou a ser adotado no Brasil com a formulação de planos estratégicos desde a década de 1990. Em muitas localidades, porém, o padrão de produção da cidade não se deu de acordo com o modelo adotado internacionalmente, mas foi desenvolvido uma espécie de planejamento estratégico sem plano ou empreendedorismo periférico , o qual buscam construir atributos para qualificarem sua inserção no cenário competitivo internacional e regional. Dentre esses atributos, destaca-se a produção de ícones urbanos destinados a variados usos. Antes de qualquer coisa, esses ícones servem para a construção de uma imagem contemporânea da cidade, para a promoção da cidade para o turismo e os negócios, para a construção da imagem carismática de figuras políticas, bem como para a dinamização do mercado imobiliário. O trabalho ora proposto objetiva compreender a importância dos ícones urbanos, sobretudo a valorização imobiliária das áreas do entorno dos quais são construídos. Para isso, serão estudados ícones urbanos da cidade de Natal e os seus rebatimentos na dinâmica imobiliária, por meio de entrevistas semiestruturadas com técnicos, gestores e agentes públicos e privados envolvidos na promoção da cidade e/ou relacionados ao mercado imobiliário
Abstract: The model of strategic city planning is applied to Latin American and Brazilian cities since the 1990s. Notwithstanding, in many cities, the production of space has not followed the international model stricto sensu, but a variation of the model, here called, strategic city planning without a plan or peripheral (or yet incomplete) urban entrepreneurialism . This seeks to build city attributes in order to qualify cities for the competitive international and/or regional markets. This includes the production of iconic buildings and structures, here called urban icons. They rapidly become symbols in the contemporary city landscape, facilitating the promotions of the city for tourism and business. This also helps produce charismatic leaderships. However, what it does best is to promote real estate development. This dissertation seeks to understand the role of iconic buildings in the promotion of real estate business in Natal, especially how it helps to fuel prices in the market. The research is done by use of interviews with civil servants and private entrepreneurs related to real estate business
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16434
Appears in Collections:PPGEUR - Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EugenioRS_DISSERT.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.