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dc.contributor.advisorBulhões, Fernanda Machadopt_BR
dc.contributor.authorCampos Júnior, Lindoaldo Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:12:17Z-
dc.date.available2013-05-14pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:12:17Z-
dc.date.issued2013-01-17pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS JÚNIOR, Lindoaldo Vieira. Nietzsche e Rosset: alegria, impulso à criação. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16508-
dc.description.abstractUnderstood in a project of transvaluation of values, the joy is one of the central themes of the thought of Friedrich Nietzsche and Clément Rosset. Opposed to the dogmatic philosophy that moralize and robs your strength to think of it as "happiness", evaluated, in short, a target linked to virtue and rationality these thinkers propose a perspective that makes the joy of point to an instance extraterrestrial and back to the earth, to the body. In this vein, beyond the oppositions of values constitutive of metaphysics dogmatic, the joy and suffering are conceived as elements that are not mutually exclusive, they are complementary as foundations of a gaia(ta) science, based in laughter and friendship. Contents of a tragic wisdom that leads to an unconditional fidelity to the real (expressed in formulas of amor fati Nietzsche and unrestricted approval of existence Rosset), the joy is then interview as vital impulse, the force majeure, the strength plastic encourages artistic creation: the joy of children playingeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNietzsche. Rosset. Alegria. Impulso. Criaçãopor
dc.subjectNietzsche. Rosset. Joy. Impulse. Creationeng
dc.titleNietzsche e Rosset: alegria, impulso à criaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7439272088934257por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1213107957524166por
dc.contributor.referees1Silva, Markus Figueira dapt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0709727083553042por
dc.contributor.referees2Barrenechea, Miguel Angel dept_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9532934569467912por
dc.description.resumoCompreendida em um projeto de transvaloração dos valores, a alegria é um dos temas centrais do pensamento de Friedrich Nietzsche e Clément Rosset. Contrapondo-se à filosofia dogmática que a moraliza e a despoja de sua força ao pensá-la como felicidade , avaliada, em suma, como meta vinculada à virtude e à racionalidade , estes pensadores propõem uma perspectiva em que a alegria deixa de apontar para uma instância ultramundana e volta-se para a terra, para o corpo. Nesta senda, para além das oposições de valores constitutivas da metafísica dogmática, a alegria e o sofrimento são concebidos como elementos que não se excluem, antes se complementam como fundamentos de uma ciência gaia(ta), consubstanciada no riso e na amizade. Índice de uma sabedoria trágica que remete a uma incondicional fidelidade ao real (expressa nas fórmulas do amor fati Nietzsche e da aprovação irrestrita da existência Rosset), a alegria é então entrevista como impulso vital, a força maior, a força plástica que incita à criação artística: a alegria de criança brincandopor
dc.publisher.departmentMetafísicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
Appears in Collections:PPGFIL - Mestrado em Filosofia

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