Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16642
Title: Análise em conjunta de testes cosmológicos
Authors: Gimenes, Humberto Scalco
Keywords: Análise conjunta. Testes cosmológicos. Modelo brama DGP. Gás de Chaplygin generalizado. Modelo w CDM. Supernova Ia. Módulo de distância. Fração de massa de aglomerados. Razão CMB/BAO.
Issue Date: 1-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GIMENES, Humberto Scalco. Análise em conjunta de testes cosmológicos. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Nesta dissertação, uma revisão sobre três modelos cosmológicos não-padrão do tipo Friedmann-Robertson-Walker são apresentados. O modelo !CDM, o gás de Chaplygin generalizado e o modelo de brana de Dvali-Gabadadze-Porrati (DGP). Apresentamos também, três testes estatísticos utilizados em Cosmologia, cada um envolvendo uma vela padrão diferente. Estes testes têm como objetivo, vincular os diferentes parâmetros de cada modelo e assim compará-los com os dados observacionais mais atuais. Efetuamos o teste do módulo de distância de Supernovas do tipo Ia, através de 580 Supernovas do Union Compilation 2.1 (2011) [1]. A Fração de massa de aglomerados de galáxias, onde utilizamos um conjunto de 52 aglomerados observados pelo CHANDRA (2009) [2] e a razão CMB/BAO, onde foram utilizados um conjunto de 6 picos de BAO do WiggleZ Dark Energy Survey (2011) [3]. Esses testes foram aplicados para cada um dos modelos apresentados. Verificamos que individualmente, os testes cosmológicos não são bons o suficiente para vincular modelos, criando espaços paramétricos degenerados, necessitando de uma análise em conjunta dos testes para vincular os parâmetros. OBS: Não foi possível efetuar a descrição integral do resumo, devido o fato do sistema utilizado não aceitar os símbolos existentes. Desse modo, solicitamos que a visualização desse elemento seja efetuada no arquivo da dissertação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16642
Appears in Collections:PPGFIS - Mestrado em Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HumbertoSG_DISSERT.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.