Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16926
Title: A construção da natureza saudável: Natal 1900-1930
Authors: Vieira, Enoque Gonçalves
Keywords: Natureza;Saúde: Natal (RN) - História;Início do século XX;Nature;Health;Natal;Beginning of century
Issue Date: 22-Aug-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VIEIRA, Enoque Gonçalves. A construção da natureza saudável: Natal 1900-1930. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: A cidade do Natal, construída entre rio, mar e dunas, constitui-se como uma paisagem peculiar, única. Uma paisagem fruto da junção do que podemos chamar de duas naturezas, aquela que se convenciona tratar como "nativa" e uma outra que reconhecemos como sendo antrópica. Uma paisagem que, ao longo do tempo, foi sendo estruturada, organizada e construída pela operosidade humana, que, unindo natureza e técnica, estabeleceu para a cidade, a partir de princípios de salubridade e higiene, sob a direção de uma classe médica influente, de técnicos atuantes e de governantes comprometidos com o progresso, desde os primeiros anos do século XX, a construção de uma natureza que providenciasse, para as pessoas que vivem na cidade, uma vida mais salutar, um viver saudável em meio a uma natureza que, domada, livre de agentes patogênicos, possibilitasse ao natalense viver bem.
Abstract: The Brazilian city of Natal, located between river, sea and dunes, rises up as a peculiar, unique landscape. A landscape made by the junction of what we can call two natures, the first one most known as "native" and the other properly recognized as antr6pica. This landscape has been changing throughout the time as a result of human working activities. In this process of landscape changing, some influent people such as medicine doctors, people from govemment, and also technicians took place and gave their contributions based on hygiene and salubrity principles, since the early years of xx century. They intended to bring up to the Natal s citzens a legacy of new concept of healthier life, as free as possible from pathogenic agents
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16926
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnoqueGV.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.