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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16955
Título: | Essas pessoas na sala de jantar : espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973) |
Autor(es): | Andrade, Enzio Gercione Soares de |
Orientador: | Pedreira, Flávia de Sá |
Palavras-chave: | Tropicália;Espaços históricos;Rizoma;Música popular brasileira.;Tropicalia;Historical spaces;Rhizome;Brazilian popular music. |
Data do documento: | 22-Nov-2011 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | ANDRADE, Enzio Gercione Soares de. Essas pessoas na sala de jantar : espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973). 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
Resumo: | Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plástico Hélio Oiticica e por ele registrada no registro nacional de marcas e patentes a posteriori, foi usada para nomear a canção homônima de Caetano Veloso e também a esse fértil impulso cultural na virada da década de sessenta para os anos setenta, que teve a pretensão de formular novos espaços de criação e simultaneamente repensar os recortes espaciais da cultura brasileira, instigando-os a serem bem mais que um mito de um paraíso verdejante dentro de uma nova mirada de uma verdade tropical. |
Abstract: | Tropicalia concerns the attempt of understanding of Brazil and a national identity characterized by the transience of time and space, rhizomatic action, perpetual laceration of cultural boundaries and at the same time act synchronously to instances such as policy and the social. A word created by artist Hélio Oiticica and registered by him on the National Register of Trademarks and Patents, was later used to a name the eponymous song by Caetano Veloso and also in this fertile cultural impulse at the turn of the sixties to the seventies on last century, who had the intention to make creating new spaces and simultaneously rethink the spatial cuts of Brazilian culture, encouraging them to be much more than a myth of a paradise within a lush new look of a tropical truth. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16955 |
Aparece nas coleções: | PPGH - Mestrado em História |
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