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dc.contributor.advisorPorto, Maria Emília Monteiropt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Gil Eduardo de Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:25:22Z-
dc.date.available2014-09-10pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:25:22Z-
dc.date.issued2014-05-05pt_BR
dc.identifier.citationMACEDO, Gil Eduardo de Albuquerque. As chaves para o mundo do quinto império: as imagens de mundo na história do futuro do padre Antonio Vieira. 2014. 166 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16987-
dc.description.abstractIconic historical figure, Antônio Vieira (1608-1697) is regarded as an essential character to the Luso-Brazilian history. Between 1646 and 1667, the priest began writing the History of the Future, the first volume of the celebrated "Clavis Prophetarum , political and theological unity that would leverage the process of spread of Christianity across the globe, recognizing Portugal as forefront and center of all millenarian movement. Them, Jesuit represented the "World" in two metaphors: "theater" and "body" responsible for viewing spaces of abstract Christian truth. Starting from the hermeneutical assumptions of analysis, we investigated the historical relations present in the construction of such representations, by which establish the dialogue between politics, theology and seventeenth-century rhetoric. Therefore, the following study supports the hypothesis that beyond a mere stylistic expressions, spatial metaphors of "World" were formulated by Antonio Vieira as a resource that could sharpen the minds of his readers, engaging words into action, become alive and effective use of rhetoriceng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória do futuro. Mundo. Teatro. Corpo. Quinto império. Antonio Vieirapor
dc.subjectHistory of the Future. Word. Theater. Body. Fifth Empire. Antônio Vieiraeng
dc.titleAs chaves para o mundo do quinto império: as imagens de mundo na história do futuro do padre Antonio Vieirapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1920564282050617por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2241777188205457por
dc.contributor.referees1Fernandes, Eunícia Barros Barcelospt_BR
dc.contributor.referees1LattesFERNANDES, Eunícia Barros Barcelospor
dc.contributor.referees2Santiago Junior, Francisco das Chagas Fernandespt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893350729538284por
dc.description.resumoEmblemática figura histórica, Antônio Vieira (1608-1697) é considerado um personagem indispensável para a história luso-brasileira. Entre os anos de 1646 e 1667, o padre iniciou a escrita da História do Futuro, primeiro volume da célebre Clavis Prophetarum , obra que anunciava o surgimento do Quinto Império , unidade político-teológica que alavancaria o processo de difusão do Cristianismo por todo o planeta, reconhecendo Portugal como vanguarda e centro de todo o movimento milenarista. Nelas, o jesuíta representou o Mundo em duas metáforas: teatro e corpo , espaços responsáveis pela visualização da abstrata verdade cristã. Partindo dos pressupostos hermenêuticos de análise, investigamos as relações históricas presentes na construção de tais representações, por meio das quais estabelecemos o diálogo entre a política, teologia e retórica seiscentista. Portanto, o seguinte estudo defende a hipótese que para além de um mera manifestação estilística, a espacialização do Mundo em metáforas foi formulada por Antônio Vieira como recurso em que se pudesse aguçar os ânimos de seus leitores, empenhar palavras em ações, tornar vivo e efetivo o uso de sua retóricapor
dc.publisher.departmentHistória e Espaçospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
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