Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18660
Title: Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
Authors: Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
Keywords: Frações. Atividades. Operações com Frações;Fractions. Activities. Operations With Fractions
Issue Date: 8-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Abraao Eduardo Brito Rocha de. Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis a utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemas
Abstract: The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbers for solve several problems. Thus, we prepared a set with twelve activities, starting by the comparison between measures, presenting afterward some of the meanings of fractions and ending with the operations between fractions. For so much, use has been made of materials available for use in the classroom, of forma ludic, for resolution of challenges proposed. Through these activities, it becomes possible students to recognize the necessity of using fractions for solve a amount larger of problems
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660
Appears in Collections:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AbraaoEBRA_DISSERT.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.