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dc.contributor.advisorSilva, Aldo Aloisio Dantas dapt_BR
dc.contributor.authorGalvão, Iapony Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2015-03-13T17:10:47Z-
dc.date.available2012-12-10pt_BR
dc.date.available2015-03-13T17:10:47Z-
dc.date.issued2011-02-28pt_BR
dc.identifier.citationGALVÃO, Iapony Rodrigues. Para compreender a fluidez: os grandes sistemas de movimento viário em Natal/RN. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18935-
dc.description.abstractThe speed and fluidity are basic requirements for reproduction of big capitalism. Thus, the objects and their actions seek to meet these aspirations of hegemony. And among these objects, there is emphasis on the road systems of movement, made up of bridges, viaducts and tunnels, engineering works that cater to this nee increasingly evident in the current period technical-scientific-informational. So on this premise, it becomes apparent that these objects reflect the technical So on this premise, it becomes apparent that these objects reflect the technical space constitution of Natal, capital of Rio Grande do Norte, where the road systems of movement help to understand the process of fragmentation and and spatial segregation of Natal, accelerated in the late twentieth century. Using the analysis as a tool for urban legislation developed in the capital of RN by the municipal administration, this paper seeks to understand, through a matrix of periodization, as these systems move natalense shaped space and which exists for the hegemonic logic limit the formation and location of each of these systems move road, particularly as it concerns the relationship between these and the expansion of opportunities for certain fluidity between the road systems of movement (fixed), their floweng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFluidezpor
dc.subjectSistemas de movimento viáriopor
dc.subjectNormaspor
dc.subjectMelteng
dc.subjectMotion systems roadeng
dc.subjectStandardseng
dc.titlePara compreender a fluidez: os grandes sistemas de movimento viário em Natal/RNpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6308597321587132por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0por
dc.contributor.referees1Souza, Maria Adélia Aparecida dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469540377902704por
dc.contributor.referees2Lima, Luiz Cruzpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3963477184629562por
dc.description.resumoA velocidade e a fluidez são imperativos basilares para a reprodução do grande capital. Desta forma, os objetos e suas ações buscam atender a estes anseios hegemônicos. E dentre estes objetos, há destaque para os sistemas de movimento viário, composto pelas pontes, viadutos e túneis, obras de engenharia que atendem a esta necessidade cada vez mais evidente no atual período técnico-científico-informacional. Assim, seguindo tal premissa, torna-se perceptível que estes objetos técnicos refletem a constituição espacial de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, onde os sistemas de movimento viário auxiliam a entender o processo de fragmentação e segregação espacial natalense, acelerado no final do século XX. Utilizando como instrumento para análise a legislação urbanística desenvolvida na capital potiguar pela administração municipal, o presente trabalho busca compreender, através de uma matriz de periodização, como estes sistemas de movimento configuraram o espaço natalense e qual a lógica hegemônica existente para delimitar a constituição e localização de cada um destes sistemas de movimento viário, particularmente no que se diz respeito à relação existente entre estes e a ampliação das possibilidades de fluidez para determinados setores da economia natalense. Através de gráficos, mapas e figuras buscam-se compreender quem são os setores hegemônicos que mais se beneficiam e quais pontos do espaço natalense são mais beneficiados nestas relações existentes entre os sistemas de movimento viário (fixos) e os respectivos fluxos que os utilizam para a sua maior reproduçãopor
dc.publisher.departmentDinâmica e Reestruturação do Territóriopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
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