Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcela Martins-
dc.contributor.authorMendes Filho, Luiz-
dc.date.accessioned2015-08-13T21:04:53Z-
dc.date.available2015-08-13T21:04:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, Marcela Martins; MENDES FILHO, Luiz. Intenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: Fatores influenciadores. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v. 8, p. 419-434, 2014. Disponível em: <http://rbtur.org.br/rbtur/article/viewFile/805/650>. Acesso em: 21 maio 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6125-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19145-
dc.description.abstractCada vez mais os consumidores estão lendo e compartilhando comentários relacionados a viagem na Internet que são publicados por viajantes ao invés de consultarem informações geradas pelos próprios prestadores de serviços turísticos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso de Comentários de Viagens Online (CVO) na escolha de um meio de hospedagem. Para compreender quais são esses fatores influenciadores relacionados ao CVO no contexto brasileiro, o presente trabalho utiliza o Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria Motivacional para dar o suporte na investigação. A metodologia sugerida foi a de cunho exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com 53 estudantes universitários que já utilizaram o CVO na escolha de um meio de hospedagem. O estudo fez uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais Partial Least Squares (PLS), para testar o modelo proposto de oito hipóteses. Para avaliar as cinco variáveis do modelo de pesquisa (facilidade de uso, utilidade percebida, prazer percebido, atitude, e intenção), o PLS avaliou o modelo de mensuração e estrutural da pesquisa. Ao todo, cinco hipóteses foram confirmadas, e três foram rejeitadas. O que pode se concluir pelas hipóteses aceitas é que os viajantes entrevistados que acham útil o CVO, tem atitude e intenção de utilizá-lo na escolha de um meio de hospedagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComentários de viagem onlinept_BR
dc.subjectModelo de aceitação tecnológicapt_BR
dc.subjectTeoria motivacionalpt_BR
dc.subjectMeio de hospedagempt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleIntenção de uso de comentários de viagem online na escolha de um meio de hospedagem: fatores influenciadorespt_BR
dc.title.alternativeIntention to use online travel reviews in choosing an accommodation: influencing factorspt_BR
dc.title.alternativeIntención de uso de comentarios de viaje online en la elección de un medio de hospedaje: factores que influyenpt_BR
dc.typearticlept_BR
Appears in Collections:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntençãoUsoComentários_2014.pdf713.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.